O novo coronavírus foi detetado há já algum tempo e desde essa altura que têm aumentado as investigações para conhecer melhor esta ameaça ao ser humano.
Um estudo britânico recente revelou que o novo coronavírus pode sobreviver na roupa até 3 dias.
O estudo foi realizado por investigadores da Universidade britânica De Montfort University (DMU) e as conclusões são interessantes.
Tal como acontece com outros vírus, da família do coronavírus, o SARS-COV-2 pode também sobreviver até 3 dias (72 horas) na roupa.
Além do “tempo de vida”, há outro dado curioso do estudo. Segundo o que foi revelado, o tipo de tecido onde o SARS-COV-2 se “aguenta” mais é no poliéster.
DMU researchers @KatieLaird, @Lambananas and @lucy_owen5 find that Covid-19 can survive on clothing and transmit to other surfaces for up to 72 hours 🧫👚
Full story 👇 @dmuhls | @DMUresearch | @DMUpharmacy | #DMUResearch | #DMUexpert
— dmuleicester (@dmuleicester) February 23, 2021
Katie Laird, microbiologista e uma das participantes do estudo, referiu que “Quando foi declarado o estado de pandemia, não se sabia muito bem quanto tempo o novo coronavírus podia “sobreviver” em têxteis.” A microbiologista alerta ainda para o facto de que se profissionais de saúde levarem equipamento para casa, estes podem ser “veículo de transporte” do vírus.
A DMU alerta ainda para o facto das lavagens a altas temperaturas não eliminarem o vírus da roupa contaminada.