Infelizmente no mundo existem doenças para as quais ainda não existe cura. O cancro é uma dessas doenças e recentemente foi conhecido um caso raro. Uma criança de 7 anos foi diagnosticada com cancro da mama.
Cancro: Caso inédito no mundo chamou a atenção da comunidade científica
A criança chilena, de apenas 7 anos, foi submetida a uma mastectomia. Este caso inédito no mundo chamou a atenção da comunidade científica pela sua raridade. Recentemente informamos também aqui para um rapaz de 19 anos que é o paciente mais jovem a ser diagnosticado com Alzheimer.
Um dia, em outubro de 2021, depois de lhe dar banho, quando a estava a secar, ao aplicar o creme percebi que ela tinha um feijãozinho no mamilo. Levei-a às urgências, onde encaminharam para o especialista, mas o pedido do exame demorou muito, quase cinco meses”, explicou à EFE Patrícia Muñoz, mãe da menina.
A menina foi operada em agosto de 2022 e quase dois meses depois obteve resultado da biopsia, que confirmava que a menina tinha cancro da mama.
Desde que o caso veio a público, a família tem recebido ajuda do Ministério da Saúde chileno e não descarta a possibilidade de procurar apoios e soluções internacionais.
Cancro é a designação que engloba um grupo de mais de cem doenças diferentes, que têm em comum um crescimento celular descontrolado e a disseminação de células anormais.
O cancro pode atingir qualquer órgão. Atualmente, os cancros com maior incidência em Portugal são, por ordem decrescente de frequência, os cancros da mama, próstata, pulmão, estômago e bexiga.