Os astronautas Cai Xuzhe e Song Lingdong passaram mais de nove horas fora da Estação Espacial Tiangong, batendo o anterior recorde de oito horas e 56 minutos estabelecido pelos americanos, em 2001.
A Agência Espacial Tripulada da China (em inglês, CMSA) anunciou que a tripulação da missão Shenzhou-19 completou a sua primeira atividade extraveicular, na terça-feira, no exterior da Estação Espacial Tiangong.
Ao longo de nove horas, realizaram várias tarefas, estabelecendo um novo recorde para a mais longa atividade extraveicular realizada por astronautas chineses.
Assim, os astronautas chineses, conhecidos localmente como taikonautas, estabeleceram um novo recorde mundial para o passeio espacial mais longo, ultrapassando o anterior marco estabelecido por astronautas americanos.
Os taikonautas Cai Xuzhe e Song Lingdong concluíram o passeio espacial às 21h57 (hora de Pequim).
O recorde anterior de oito horas e 56 minutos foi estabelecido no dia 11 de março de 2001, pelos astronautas americanos James Voss e Susan Helms, durante uma missão no exterior do Discovery, na Estação Espacial Internacional.
China está a avançar na exploração espacial
Este passeio representou, também, o segundo tempo mais longo que os taikonautas passaram fora de uma nave espacial. No início deste ano, os astronautas da missão Shenzhou-18, Ye Guangfu e Li Guangsu, realizaram uma atividade extraveicular que durou oito horas e 23 minutos.
O primeiro passeio espacial da China teve lugar em setembro de 2008, quando o astronauta Zhai Zhigang passou quase 20 minutos fora da nave espacial Shenzhou-7.