Os browsers por estarem mais expostos na Internet são, por norma, uma das aplicações mais atacadas por malware e por outro tipo de problemas de segurança.
A Google, ciente deste problema, resolveu dotar o Chrome de ferramentas de proteção. Uma delas permite detetar malware e limpar o browser de forma simples.
É com recurso a esta ferramenta integrada no Chrome que a Google pretende manter o seu browser limpo de malware e outro tipo de problemas de segurança, cada vez mais frequentes. A sua utilização é simples e pode ser feita a qualquer momento.
Encontre a função de limpeza da Google
Apesar de estar sempre ativa e a monitorizar os ficheiros que o utilizador acede quando usa o browser, é possível usar esta funcionalidade a qualquer momento. Para isso, aceda às definições do Chrome e procure a zona Avançadas.
Deve expandir esta zona e procurar no final, a opção Limpar definições. Esta dará acesso à opção para localização e remoção de software prejudicial. É com o botão Localizar que iniciam o processo de pesquisa.
Pesquise malware no Chrome
Se quiserem, podem ativar ou desativar a opção para enviar os detalhes da pesquisa e dos problemas encontrados para a Google. Estes dados vão incluir as definições do sistema e dos processo do PC, bem como informação sobre os problemas encontrados.
Este é um processo que irá demorar algum tempo, olhando para todo o disco e tentando encontrar software malicioso. O tamanho do disco da máquina e o número de ficheiros presentes irá influenciar o tempo de pesquisas.
O que pode esta ferramenta encontrar?
O processo de pesquisa não se limita a tentar encontrar malware no browser, mas vai mais longe e procura também adware, barras de pesquisa e todo o tipo de aplicações maliciosas que possam prejudicar o Chrome e o utilizador.
No final, caso não seja encontrado qualquer problema, a mensagem do Chrome será a indicar isso mesmo. Se, por outro lado, for encontrado qualquer software malicioso, será proposto ao utilizador a sua remoção e a resolução do problema.
Esta é uma excelente ferramenta e que devem usar sempre que detetarem comportamentos anormais no Chrome. Apesar de estar apenas disponível para o Windows, é ainda assim uma grande ajuda para os utilizadores.