A Internet quer-se livre e sem bloqueios, mas, por vezes, somos confrontados com limitações impostas e que nos impedem de navegar como queremos e por onde queremos.
Felizmente existem formas bem simples de contornar os bloqueios impostos, recorrendo a ferramentas do dia-a-dia. Hoje vamos mostrar como podemos usar 2 ferramentas da Google para o fazer.
Se perguntarem à maioria das pessoas como contornar esses bloqueios da Internet, a maioria dará como resposta a utilização de um proxy ou de uma VPN. Apesar de eficazes, nem sempre são simples de montar.
Curiosamente, e sem qualquer impedimento, a Google tem vários serviços que nos permitem navegar de forma total, servindo de proxy. Vamos ver como os podemos usar.
A solução Google Translate
O Google Translate é uma das muitas ferramentas úteis da Google e que usamos todos os dias. Mas o que muitos não sabem, ou ainda não pensaram, é que este pode ser usado como proxy.
Uma vez que o Translate consegue traduzir sites na íntegra, só precisam de colocar na caixa de tradução o endereço a que querem aceder. De imediato é apresentada a possibilidade de verem o site completamente traduzido. Acedam e vão ver surgir uma mensagem de erro.
Para a contornar só precisam de mudar da tradução para o idioma original para verem o site completo e sem qualquer problema. Das duas soluções apresentadas, esta é a que apresenta os sites com a formatação mais próxima do original.
O Google Weblight também pode ser usado
Uma segunda alternativa, esta menos conhecida, é o Google Weblight. Este é o serviço da Google usado para otimizar a navegação em ligações mais lentas.
Para o usarem só precisam de adicionar o endereço que querem visitar ao endereço do Google Weblight. Desta forma estão a indicar ao serviço qual o site web a apresentar.
http://googleweblight.com/?lite_url=http://O_SEU_ENDERECO
No caso do Pplware, o endereço seria: http://googleweblight.com/?lite_url=https://pplware.sapo.pt.
Uma vez que o Google Weblight está desenhado para ser usado por dispositivos móveis, é natural que a apresentação dos sites siga esta filosofia. No entanto a informação está lá toda a pode ser consultada.
Como podem ver, por vezes as mais simples ferramentas que usamos todos os dias podem ser alteradas ou adaptadas para outras funções, sem qualquer problema.