Pplware

Ainda mais segurança! O Chrome vai em breve impedir downloads de sites inseguros

A segurança sempre foi um elemento essencial no Chrome e para a própria Google. São bem conhecidas as medidas que estão presentes neste browser e que protegem os utilizadores e os seus dados.

Mas a empresa quer ainda mais e tem em preparação uma novidade muito importante. O Chrome vai em breve impedir que sejam feitos downloads de sites inseguros.


Quando passou a alertar os utilizadores para o acesso a sites não seguros, a Google quis criar uma maior consciência para os perigos da Internet. Estes potenciais problemas ficam assim identificados e os utilizadores podem proteger-se.

Chrome vai bloquear downloads de sites inseguros

Mas a Google quer que o Chrome faça ainda mais e por isso tem em preparação outra novidade nesta área. A equipa de programadores deste browser vai em breve apresentar uma funcionalidade que impedirá o download de ficheiros que não vejam de origens seguras.

Isto significa na prática que quando o utilizador aceder a um site HTTPS, todos os downloads que sejam realizados em HTTP vão ser bloqueados. A razão prende-se com a suposta falta de segurança que existe nestes casos.

Google quer segurança ao bloquear ficheiros perigosos

Os tipos de ficheiros a serem bloqueados estão bem identificados, sendo o foco nos executáveis. Assim, todos os EXE, DMG, CRX e formatos de arquivo (zip, gzip, bzip, tar, rar e 7z) vão ser barrados por serem potencialmente perigosos.

Nos casos em que estes estejam mascarados, a Google irá verificar os cabeçalhos dos ficheiros para os detetar. Não se sabe ao certo de que forma o Chrome irá tratar estas excepções. Provavelmente irá alertar os utilizadores para a situação.

Este será mais um passo importante do Chrome para a segurança. Vai ajudar a Google quer levar a Internet para um patamar de protocolos seguros e níveis de proteção elevados. Estas medidas vai provavelmente ser depois disseminadas nos restantes browsers do mercado.

Exit mobile version