Pplware

Safari tem mais falhas que os browsers concorrentes juntos

É muito normal que existam problemas de segurança nos browsers. Estes estão em constante contacto com a Internet e por isso expostos a todo o tipo de ataque e problemas.

Uma avaliação recente do Project Zero da Google mostrou que o Safari, o browser da Apple, tem mais falhas que todos os seus concorrentes juntos.


Foi Ivan Fratric, um investigador de segurança do Project Zero da Google, que revelou o número de falhas recentes encontradas nos principais browsers que podemos usar.

Para estes testes, Ivan Fratric recorreu à aplicação Domato, que, de forma automática, testa vários parâmetros de segurança nos browsers. Após 100.000.000 interações, as falhas dos browsers surgiram.

Os números não são, no geral, preocupantes, mas os valores obtidos pelo Safari terão de requerer uma atenção especial da Apple. Nos testes descobriu-se que o Chrome tem 2 vulnerabilidades de segurança, o Firefox e o Internet Explorer têm 4, o Edge 6 e, por fim, o Safari tem 17.

Existem no entanto alguns pontos que devem ser considerados e que foram apontados pelo próprio Ivan Fratric. Dada a escala dos testes, não foram usadas máquinas reais e todos os browsers foram carregados para o Google Cloud, que tratou do processamento. Isto levou a que o Safari não fosse executado em hardware Apple.

Para conformar as falhas, os testes específicos, e que revelam os problemas, foram repetidos numa versão recente do Safari e num Mac, voltando a serem comprovadas.

Dado o crescente interesse dos atacantes nas plataformas da Apple, é preocupante o números de falhas que agora surgiram no Safari. A Apple deverá urgentemente corrigir estas falhas, sob pena de colocar os seus utilizadores em risco.

Exit mobile version