Mais um mês e mais uma versão do mais popular browser do planeta, o Google Chrome. Esta nova chega com uma poderosa e inteligente ferramenta para bloquear publicidade abusiva e também vídeos que tenham a funcionalidade autoplay ativa.
O novo Google Chrome 71 está disponível para Windows, Linux e utilizadores com macOS.
A nova versão do browser mais popular do mundo já chegou. Depois de na versão 70 o Google Chrome ter incorporado suporte para PWA (Progressive Web Apps ) no Windows 10, com a versão 71 este browser ganhou mecanismos de proteção contra publicidade abusiva e também passam a ser bloqueados os vídeos que tenham o autoplay ativo.
A Google vai analisar sites que apresentem anúncios, que façam redirecionamentos automáticos (sem intervenção do utilizador), entre outros comportamentos. Para estes casos, os responsáveis por estes sites terão 30 dias para os corrigir. Caso contrário o browser passará a bloquear tais elementos nesse site.
Os utilizadores podem ainda usar o Abusive Experiences Report, na consola de pesquisa da Google, para verificar o estado de experiência abusiva de um determinado site.
As versões para Android e Chrome OS devem chegar nas próximas semanas. Para atualizarem para a nova versão no Windows, Linux e macOS basta ir ao Menu > Definições > Acerca do Chrome e verificar se a atualização já se encontra disponível.
Fonte: chromium blog