Pplware

Qual o melhor browser para a bateria do seu PC Windows 10?

A bateria num computador portátil é um dos elementos mais importantes e que a maior das vezes é o mais descurado pelos utilizadores.

Algo que influência a sua duração e os seus consumos são os browsers e a navegação na Internet. Para avaliar o melhor browser para o Windows 10 foram feitos testes exaustivos. Conheça os vencedores!

Quando a Microsoft lançou o Windows 10 uma das suas preocupações foi optimizar os consumos de energia, garantindo aos utilizadores deste SO mais algum precioso tempo para utilização dos seus computadores portáteis.

O objectivo deste teste realizado pelo site Digital Citizen, era avaliar das diferentes ofertas que estão no mercado qual será o melhor browser para correr no Windows 10, não com o foco nas tecnologias mas sim no consumo de bateria.

Como base desses testes foram escolhidas três máquinas recentes, e que tinham o Windows 10 instalado, bem como as mais recentes versões dos principais browsers do mercado.

ASUS ZenBook UX305F

Ecrã de 13.3″ sensível ao toque com resolução 3200×1800, um processador dual-core Intel Core M-5Y10 a 1.2 GHz, com Intel HD Graphics 5300, 8GB de RAM DDR3 e um disco SSD da SanDisk de 256GB

Microsoft Surface Pro 3

Ecrã de 12″ sensível ao toque com resolução 2160 x 1440, um processador quad-core Intel Core i5-4300 a 1.9 GHz, com Intel HD Graphics 4400, 8 GB de RAM DRR3 e um disco SSD feito pela Samsung, com 256 GB de espaço de armazenamento

Toshiba Portege Z20t-B

Ecrã de 12.5″ sensível ao toque com 1080p de resolução, um processador dual-core Intel Core M-5Y71 a 1.20GHz com Intel HD Graphics 5300, 8GB de RAM DDR3 e um disco SSD fabricado pela Toshiba, com 256 GB de espaço.

ASUS ZenBook UX305F

Nesta primeira máquina o comportamento dos browsers seguiu um padrão que foi encontrado e que veio mostrar que apesar da sua fama, os browsers da Microsoft ainda dão cartas.

A liderança aqui pertenceu ao Internet Explorer e ao Edge, separados apenas por 3%, bem menos que os 11%, os 18 e os 22% dos seguintes classificados.

Com uma distância bem grande ficou o browser da Google, o Chrome, que conseguiu dar uma vida útil de quase menos 1 hora face ao Internet Explorer.

Microsoft Surface Pro 3

Na segunda máquina, um dos actuais estandartes da Microsoft, o cenário repete-se, com o IE e o Edge a manterem a liderança, aqui com uma diferença ligeiramente menor.

Também aqui o Chrome é batido, e relegado para o fim da tabela, com quase 30% de diferença face ao IE e com menos uma hora de utilização prática.

Toshiba Portege Z20t-B

Por fim surgem os resultados da última máquina. Neste caso a ordem manteve-se, mas com diferenças menores. O IE e o Edge estacam-se dos restantes concorrentes, com apenas meia hora de diferença entre estes e os últimos classificados.

A única diferença está no último lugar, que é agora partilhado entre o Opera e o Chrome. Muito perto, e em terceiro lugar, está o Firefox.

Conclusões

As conclusões destes testes são muito simples e em grande parte conhecidas do senso comum da maioria dos utilizadores.

Em primeiro lugar o browser da Google é uma das piores ferramentas que podem ser usadas no que toca aos consumos de bateria. As diferenças de uma quase hora revelam que este browser é mesmo agressivo para o Windows 10 e para o hardware onde corre.

Mas a parte positiva do teste foi verificar que o Internet Explorer continua a ser o browser capaz de dar aos utilizadores a maior duração de bateria. A diferença para a concorrência é grande, mas a mais recente criação da Microsoft, o Edge, segue os seus passos e é ele também bastante eficiente em termos energéticos.

Mesmo com os seus dias contados e sem ser melhorado, o Internet Explorer é ainda um browser que consegue dar ao utilizador a melhor eficiência energética.

Surpresos com estes resultados? O IE é ainda um browser interessante?

Exit mobile version