Pplware

Publicidade online: empresas insatisfeitas com Safari

A privacidade dos utilizadores nos serviços criados pelas empresas de Silicon Valley, sempre foi um tema bastante sensível. De facto, os nomes das três principais empresas tecnológicas (Google, Microsoft e Apple) foram referidos nos documentos revelados por Edward Snowden quando este expôs o enorme sistema de vigilância mundial construído pela NSA e pelos seus parceiros.

Ainda assim, a política de privacidade da Apple é uma das mais fortes e mais consistentes do Vale e, por isso, parece tentar ao máximo respeitar a privacidade de todos os utilizadores.


 

Apple e a Privacidade dos utilizadores

Tim Cook, CEO da Apple, é um grande defensor de medidas de privacidade e segurança. Ainda não foi há muito tempo, que Tim Cook teve que dar provas disso mesmo. No início do ano passado, o sucessor de Steve Jobs teve que fazer frente ao governo Americano devido aos dados presentes no iPhone de um dos terroristas de San Bernardino.

Tim Cook acreditava que desenvolver uma backdoor que dava acesso a um iPhone específico poderia, no futuro, ser usada contra os milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que utilizam um iPhone. E, por isso, a Apple não cedeu.

No entanto, este mês surgiu outra polémica que colocou a Apple no centro das atenções da comunidade tecnológica. As empresas de publicidade online, que utilizam a Internet para encher os browsers dos seus utilizadores de anúncios, não estão a gostar de uma nova funcionalidade presente no Safari no iOS 11 e no macOS High Sierra.

 

A polémica com o Safari e com a Publicidade Online

Chama-se “Intelligence Tracking Prevention” (Prevenção Inteligente de Localização) e impede que as empresas de publicidade utilizem Cookies para seguir as pessoas pela Internet de modo a que os anúncios que mostram sejam mais específicos de pessoa para pessoa.

De facto, estes mecanismos de publicidade online podem seguir as pessoas por todos os sites que visitam, recriando assim os passos que cada um percorre quando navega pela Internet. Com esta nova medida, as empresas de publicidade não serão capazes de localizar os utilizadores 24 horas depois da última interação com o site.

Além disso, passados 30 dias, os Cookies serão completamente eliminados dos dispositivo do utilizador.

Isto são ótimas notícias para todas as pessoas que se sentem expostas e muitas vezes observadas devido à publicidade que aparece nos sites que visitam. No entanto, as empresas de publicidade online não estão assim tão contentes. De facto, são muitos milhões de euros em publicidade que não serão ganhos devido às medidas de prevenção impostas pela Apple.

 

A resposta da Apple

Assim, estas empresas dirigiram-se à Apple através de uma carta aberta e onde questionaram a empresa pela nova funcionalidade implementada no Safari.

A Apple acredita que as pessoas devem ter o direito à privacidade. Esta nova ferramenta implementada no Safari é mais uma medida avançada para proteger a privacidade dos utilizadores.

A resposta da Apple.

No entanto, esta medida não impede que os sites que as pessoas realmente visitam utilizem Cookies, desde que depois não utilizem as suas funcionalidades de modo a seguirem as pessoas por todos os sites que visitam. Para que isso aconteça, os utilizadores devem dirigir-se às Definições para ativar essa opção.

Esta medida implementada pela Apple representa mais um passo na direção certa para que a privacidade online seja conquistada. Nem sempre estas medidas são implementadas e portanto, muitas das vezes as pessoas sentem-se expostas e observadas. Esperemos que a Apple defenda sempre os seus utilizadores.


Leia ainda:
Exit mobile version