A guerra pelo domínio no mundo dos browsers tem levado as empresas que os desenvolvem a criar novas tecnologias e a disponibiliza-las de forma muito rápida.
Os concorrentes crónicos são bem conhecidos de todos, mas por vezes alguns dos mais pequenos acabam por mostrar que também são capazes de dar aos seus utilizadores o que estes procuram e precisam.
Foi por isso que agora a equipa que desenvolve o Opera resolveu dar a este browser uma funcionalidade há muito pedida, a capacidade de sincronizar os favoritos.
O Opera, desde que aderiu ao motor do Chromium, tem conseguido desenvolver-se ainda mais e de forma muito mais sustentada, dando à sua equipa tempo e espaço para melhorarem não apenas a interface mas também para se dedicarem a criar novas funcionalidades.
As diferentes versões de testes e de produção deste browser têm, de forma lenta e firme, trazido e maturado essas novidades, que os resistentes à mudança e fieis seguidores deste browser.
A nova funcionalidade não é no entanto exclusiva da versão Desktop, e dos diferentes sistemas operativos, mas alargou-se também às plataformas móveis onde o Opera tem presença.
Em concreto, a sincronização de favoritos vai estar presente no Windows, OSX, Linux e também no Android e no iOS, com a sua versão Opera Mini.
Com esta nova funcionalidade vão poder ter em qualquer plataforma e em qualquer versão do Opera os vossos favoritos, de forma transparente e imediata.
É claro que para poderem usar esta nova funcionalidade necessitam de criar uma conta junto da Opera, que será o elo de ligação entre os diferentes dispositivos, facilitando a integração de todos os favoritos de todos os dispositivos do utilizador.
Esta não é propriamente uma novidade no mundo dos browser, com a maioria dos principais concorrentes a oferecê-la já de forma completa, mas uma excelente notícia para todos os que fazem do Opera o seu browser de eleição.
É também uma excelente oportunidade para a equipa de programadores do Opera mostrar que acompanham tudo o que os restantes grandes browsers oferecem, procurando também mostrar-se como uma alternativa válida, viável e capaz.