Pplware

Atenção: Opera foi atacada e dados dos utilizadores roubados

O Opera é um browser que anda há alguns anos a tentar conquistar o seu espaço no mercado. Embora tenha funcionalidades tão boas como as da concorrência, não tem conseguido afirmar-se.

Uma das suas funcionalidades, o Opera Sync, foi agora atacada e os dados dos utilizadores foram roubados. A Opera já admitiu o problema e está a tratar de o resolver.

Foi no seu blog oficial que a Opera deu a conhecer o seu mais recente problema. Um ataque de hackers aos seus servidores foi bem sucedido e os dados dos utilizadores foram roubados. O ataque deverá ter acontecido no início desta semana.

Estes dados estão armazenados graças ao seu serviço de sincronização Opera Sync, que permite guardar e aceder remotamente. É ainda possível sincronizar com outras instâncias do Opera que estejam a correr noutras máquinas.

Segundo a Opera, os dados roubados são passwords, nomes dos utilizadores e outras informações da própria conta. Apesar de terem sido roubadas, as passwords estão cifradas ou com algum tipo de encriptação.

Para eliminar de imediato este problema, a Opera resolveu alterar a password de todos os utilizadores afectados, devendo estes realizar a recuperação da mesma, segundo a informação disponibilizada neste site.

Apesar de ser um problema com importância, a  fez ver que apenas uma pequena parte dos seus utilizadores foram afectados. Dos mais de 350 milhões de utilizadores do Opera, apenas 0,5% usam o Opera Sync, o que representa apenas 1,7 milhões.

Exit mobile version