A morte do Flash é um dado adquirido! Ainda sem data marcada, é a própria Adobe que está a tratar deste processo.
Mas a ajuda parece estar a vir de outros lados, que dependem também desta tecnologia. A Mozilla, com o Firefox, tem agora uma forma engenhosa de deixar de depender do Flash.
O Firefox é um dos browsers que depende da presença do Flash nos sistemas operativos, não o tendo nativamente consigo. Esta dependência pode estar a terminar em breve, graças a uma nova funcionalidade que chegou com a versão 46 deste browser.
Esta nova versão, que ainda está apenas disponível como Nightly, substitui o código Flash dos vídeos do YouTube e converte-o para o novo formato HTML5, sem que os utilizadores tenham de fazer qualquer intervenção.
Com esta pequena mudança, para já apenas no caso do YouTube, o Flash deixa de ser necessário e os utilizadores podem navegar sem depender do Flash para verem vídeos.
Como activar esta funcionalidade?
Para já apenas é possível utilizar esta novidade na versão 46 do Firefox, que está em testes, mas em breve esta será alargada às versões estáveis e disponibilizada a todos os utilizadores.
Para verificarem que a mesma está activa, sigam os passos apresentados abaixo:
- Coloque na barra de endereço o seguinte: about:config
- Confirme que terá cuidado com as alterações que fizerem
- Procure por Find plugins.rewrite_youtube_embeds utilizando a pesquisa
- Faça duplo clique no nome da preferência para a alterar
É ainda um passo muito pequeno e dificilmente o Firefox conseguirá abranger todas as situações em que o Flash é usado nas páginas web, mas é uma adaptação importante que a Mozilla está a fazer, libertando os seus utilizadores do Flash e da sua tecnologia, que se sabe estar mais do que ultrapassada.
O futuro é o HTML5 e o Flash terá de sair de cena, sem as suas particularidades e principalmente sem as suas falhas de segurança.