Pplware

O Chrome quer a sua segurança e vai começar pelas passwords

A Google sempre teve presente no seu browser uma componente de segurança muito grande. Quer que este seja o mais seguro de todos e que consiga ajudar os utilizadores, sem que estes tenham disso consciência.

Sempre que não pode introduzir essas funcionalidades directamente no browser a Google opta por criar uma extensão para o Chrome, e foi isso que agora fizeram, com a chegada do Alerta de palavra-passe.

Esta nova extensão da Google pretende ser uma forma de garantir aos utilizadores uma camada de segurança adicional, tratando de sozinha detectar situações anormais e alertando-os.

Vai conseguir detectar situações em que o utilizador tenta ser ludibriado e levado a colocar as suas credências Google em páginas que na verdade nada têm a ver com a Google.

O Alerta de palavra-passe funcionará também em situações em que o utilizador use a mesma password em diversos sites, o que representa uma falha grave de segurança.

Para conseguir esta capacidade o utilizador terá de fornecer ao Alerta de palavra-passe a palavra passe da sua conta, que é guardada na forma de uma hash que mais tarde será comparada com outras que o utilizador introduza e fará disparar um alarme caso se justifique.

Na verdade o papel do Alerta de palavra-passe não é preventivo mas sim reactivo, alertando o utilizador sempre que entenda que a password foi usada num site não fidedigno e que possa ter sido comprometida, pedindo para que a troque.

Curiosamente o Alerta de palavra-passe teve alguns problemas de segurança, que levavam a que fosse ludibriado, e que a Google tratou de resolver, estado já de acordo com o que a empresa entende serem os seus padrões de segurança.

Esta extensão é um complemento a todos os mecanismos de segurança que a Google tem disponíveis, como a autenticação de dois factores ou a utilização de tokens de autenticação.

É um esforço da Google de dar ainda mais segurança aos utilizadores e complementar todas as medidas que o Chrome já implementa, de forma tão correcta.

Exit mobile version