A Google tem investido no seu browser em todas as plataformas, procurando torná-lo transversal nas funcionalidades e, principalmente, no desempenho.
No iOS essa era uma missão ainda impossível, mas a versão 48 do Chrome mostra grandes melhorias. Este é agora um browser equiparado ao Safari, no iOS.
Com o Chrome, a Google quer trazer para todas as plataformas um browser que reúne não apenas as mais modernas tecnologias, mas também as funcionalidades que todos precisam e exigem. A cada nova versão surgem optimizações e novidades que o tornam ainda melhor.
Um Chrome ainda melhor no iOS
A nova versão do Chrome para iOS, agora lançada, traz uma melhoria significativa para este browser. A Google abandonou finalmente o motor de renderização UIWebView e passou a usar o WKWebView, introduzido pela Apple há 2 anos no iOS 8.
Com esta mudança o Chrome está finalmente mais estável e com menos problemas, diminuindo em 70% as falhas, estando agora limitadas ao separador activo e não ao browser todo.
O WKWebView traz também melhorias nos resultados dos testes HTML5, que passam agora de 391 para 409. Há ainda melhorias no scroll, que está mais suave e mais responsivo.
Homepage: Chrome
Preço: Gratuito
Poupança de dados no Desktop
Para além de ter lançado esta nova versão do Chrome, a Google colocou também disponível na loja de aplicações do seu browser uma nova extensão, a Poupança de dados que permitirá controlar o consumo de dados e reduzi-los, para poupar as ligações de dados móveis e nas ligações mais lentas. Esta novidade permite por um lado navegações mais rápidas e por outro poupanças efectivas de tráfego.
Toda a informação está disponível directamente na janela da extensão, onde para além de ser possível controlar os gastos e as poupanças nos consumos de dados, o utilizador pode rapidamente activar ou desactivar esta funcionalidade.
Se preferirem, toda a informação é também apresentada num separador, tendo aqui acesso aos dados de forma mais detalhada, com gráficos de períodos mais ou menos alargados. É também possível consultar esta informação por site.
Mais uma vez a Google melhora o seu browser, colocando-o ao nível do que a concorrência oferece, nos casos em que não tem controlo da plataforma.
Este é um passo importante para o Chrome, pois é agora capaz de oferecer o mesmo que o Safari no iOS, sendo novamente uma alternativa viável para os utilizadores do iPhone e do iPad.