Pplware

Mozilla vai retirar publicidade do Firefox

A Mozilla tem mudado a sua estratégia ao longo dos últimos meses e têm-se preparado para se libertar de alguns dos compromissos que tem mantido ao longo dos últimos anos.

Mas por ser um terreno ainda novo e onde está a experimentar, resolveu agora regredir e vai eliminar a publicidade que apresentava na página inicial do Firefox.

Para além de ter desistido do seu negócio milionário com a Google, e que lhe dava rendimentos para manter as suas equipas, voltando-se para outras ofertas no campo dos motores de pesquisa, a Mozilla resolveu também rentabilizar a página de abertura do Firefox e ai colocar publicidade.

A sua utilização era simples e discreta, sendo estes anúncios apresentados sempre que o utilizador abria um novo separador e não tinha sites suficientes para alimentar os tiles dos sites sugeridos.

Esta novidade nunca foi muito bem recebida pelos utilizadores, que acabavam por mudar a página de abertura ou simplesmente ignorá-los. Ciente desta questão e do desinteresse dos utilizadores, a Mozilla resolveu agora retirá-los.

We have therefore made the decision to stop advertising in Firefox through the Tiles experiment in order to focus on content discovery. We want to thank all the partners who have worked with us on Tiles. Naturally, we will fulfill our current commitments as we wind down this experiment over the next few months.

Mas mesmo com esta decisão tomada, a Mozilla irá ainda demorar alguns meses a concretizá-la. Pretende respeitar os contratos actualmente estabelecidos com os seus parceiros e por isso vão ter de manter esta publicidade.

A Mozilla tem procurado reinventar-se e principalmente encontrar novas formas de financiar os desenvolvimentos dos seus produtos, com o foco no seu browser.

Com uma equipa alargada de programadores a trabalhar para si, é imperativo que consiga cativar investidores. A sua maior fonte de rendimento era a Google, mas a decisão de abandonar a parceria obrigou-a a conseguir parcerias com outros motores de pesquisa, numa acção sectorial e geográfica.

Esta mudança na apresentação de publicidade nos novos separadores mostra que a Mozilla está atenta aos utilizadores e não tenta fazer do seu browser uma máquina de produzir dinheiro.

Exit mobile version