Pplware

Microsoft vai substituir o Edge por um novo browser baseado no Chromium

Com o Windows 10 a Microsoft apresentou algumas novidades em paralelo. Uma delas, provavelmente a mais importante, foi o Edge, um novo browser adequado e preparado para as novas exigências da Internet.

Mas agora, e segundo algumas informações obtidas, o Edge poderá estar prestes a desaparecer e a ser substituído por um novo browser, baseado no motor do seu maior concorrente, o Chromium.


Desde que foi lançado em 2015, ao mesmo tempo do Windows 10, o Edge tem procurado afirmar-se como um browser que seja a escolha (óbvia) para os utilizadores do sistema operativo da Microsoft.

O Edge não cumpriu a sua função no Windows 10

A ideia seria garantir que conseguiria ter a mesma expressão que o Internet Explorer tinha e que o colocaria numa excelente posição. A verdade e a realidade mostram um cenários completamente diferente e o Edge está cada vez mais longe do topo.

Para combater este cenário a Microsoft parece estar agora disposta a deixar cair o seu novo browser e a criar uma versão completamente nova, baseada no Chromium, que também é a base de muitos outros, entre eles o próprio Chrome, da Google.

O Windows 10 vai ter um novo browser

Ainda não existe qualquer confirmação ou sequer mais informação profunda, mas o site WindowsCentral cita fontes internas da Microsoft que dão como certa esta mudança.

O “Anaheim”, nome interno deste novo browser, irá abandonar o motor que tem sido usado nos últimos anos, o EdgeHTML, sendo usado o Blink.

Não se sabe ainda se este novo browser irá manter o nome Edge e a sua imagem, ou se a Microsoft irá criar algo completamente novo para mudar completamente a sua presença no Windows 10.

A aproximação da Microsoft não é nova e recentemente a empresa contribuiu com código para o projeto Chromium, em especial para a sua versão ARM, que deverá usar na nova versão do Windows 10.

Uma situação de monopólio para a Google

Com esta mudança, caso se concretize, o universo dos browsers irá estar ainda mais restrito e restará apenas a Mozilla como alternativa para a base de browsers. A Opera abraçou o Chromium, o Chrome está desde o primeiro dia e muitos outros baseiam-se nesta versão de código aberto.

É ainda cedo para saber mais sobre o “Anaheim”, mas muito em breve, caso seja real, irá aparecer para ser testado no programa Insiders. Esta é uma mudança que dará espaço à Microsoft para criar a sua oferta e dar-lhe outras funcionalidades.

Exit mobile version