Pplware

Mesmo com a ajuda do Windows 10, Edge perde terreno

O Edge é o browser que promete conseguir fazer esquecer o Internet Explorer e todas as más experiências que este trouxe aos utilizadores do Windows.

Incorporado no Windows 10, este novo browser teria tudo para ser um sucesso, mas a verdade é que ainda não conseguiu chegar longe, estando mesmo a perder utilizadores.

O Microsoft Edge tem tudo o que será necessário para se tornar um caso de sucesso. Este novo browser, com as mais recentes tecnologias e preparado para receber em breve melhorias, agradou a todos os utilizadores do Windows 10 quando o testaram nas primeiras versões.

Mesmo com a sua juventude e alguns problemas associados, a opinião geral apontava para que o Edge em breve destronaria outros concorrente, nem que fosse apenas graças à sua presença no Windows 10 e a ser o browser standard deste sistema operativo.

A verdade é que os mais recentes dados mostram que o Edge está a perder terreno e que está muito longe de conseguir aproximar-se de qualquer um dos seus principais rivais.

Desde Julho que o Edge tem ganho terreno de forma expressiva, tendo conseguido chegar a um máximo de 2,88% do mercado.

O estranho é que recentemente, mesmo no final do ano, existiu uma queda significativa, que o colocou a par com números que tinha em Agosto.

Não há uma causa directa para esta diminuição da utilização do Edge, mas tudo parece apontar para o atraso da Microsoft em colocar no mercado uma versão do Edge com as novidades que há muito se esperam. Prometido para breve estão, por exemplo, a chegada das extensões do Edge, algo que aumentará a sua utilização.

Até que esse momento chegue, o mercado dos browsers continuará a ser dominado pelo IE 11, com 25,57%, seguido do Chrome 47, com 15,68%, do IE9 e do IE8, com 8,95% e 6,67% do mercado. Estes são números fornecidos pela Net Applications.

Com o Windows 10 a ter já 10% de mercado e com o Edge a ser o seu browser exclusivo, esperava-se que o novo browser da Microsoft tivesse uma quota muito maior.

Exit mobile version