A Microsoft tem estado activamente a eliminar do mercado as suas propostas de software e de sistemas operativos mais antigos. Depois de ontem ter terminado o suporte ao Windows 8, é hoje dia de mais um clássico desaparecer.
Termina hoje o suporte às versões mais antigas do Internet Explorer, mantendo-se apenas o IE 11 e o Edge como os browsers principais e suportados!
Como o Pplware já tinha anunciado em Dezembro, é hoje, dia 12 de Janeiro que a Microsoft vai terminar o suporte para as versões mais antigas do Internet Explorer.
A partir deste dia qualquer versão anterior ao IE 11 deixará de receber actualizações de segurança e o suporte técnico deixará também de ser prestado pela Microsoft.
Para ajudar os utilizadores a fazerem a actualização, a Microsoft vai usar sistemas de alertas idênticos aos que estão presentes agora no Windows 7 e 8.1 a lembrar da necessidade de actualização para o Windows 10.
A incompatibilidade com as versões mais recentes do IE?
É simples para a Microsoft exigir a mudança para versões mais recentes do Internet Explorer, mas o impacto que esta mudança tem nos utilizadores pode ser muito grande.
Em cenários empresariais, com aplicações desenvolvidas à medida e que estão limitadas a versões mais antigas do IE, esta mudança pode não ser simples ou sequer possível.
O futuro e as versões antigas do Windows?
A partir de agora a Microsoft apenas irá dar suporte ao Internet Explorer 11 e ao Edge. Qualquer uma destas versões apenas é suportada pelas versões mais recentes do Windows, o que deixa os utilizadores em situações potencialmente perigosas e expostos a problemas, por impossibilidade de actualização.
Para prestar todo o apoio necessário nesta migração, a Microsoft tem disponível informação que pode ser consultada.
Este é um passo necessário e obrigatório, mas que se sabe que não terá muito efeito. Já antes a Microsoft quis obrigar à actualização para versões mais recentes do IE e os utilizadores acabaram por se manter fieis às versões instaladas, mesmo estando desactualizadas.