Pplware

Google volta a lançar falha do Windows sem resposta da Microsoft

A equipa de segurança da Google procura ativamente falhas na Internet, quer seja em sistemas ou em plataformas. Os browsers são dos mais atingidos e por isso também um dos mais avaliados.

A Google lançou agora um alerta de segurança para mais uma falha de um produto da Microsoft, novamente sem que esta a tivesse corrigido em tempo útil.

É através do Project Zero que a Google monitoriza e alerta para as mais recentes falhas de segurança que vai descobrindo. A sua política define, de forma precisa, que todas as falhas encontradas devem ser resolvidas em 90 dias. Após esse período, os utilizadores são alertados, sendo as falhas tornadas públicas.

A mais recente revelação vem colocar a nu uma falha nos browsers da Microsoft, o Edge e o Internet Exlorer. De acordo com a Google, o Edge e o IE estão vulneráveis e têm uma falha de segurança grave. Por afetar as versões de 32 e 64 bits, a falha espalha-se para o Windows 10, 8 e até o 7.

Segundo o que Ivan Fratric da Google publicou, existe forma de interromper o funcionamento destes browsers, levando a que depois seja conseguido acesso de administrador nos sistemas afetados, ganhando controlo e permissões.

Uma vez que a Microsoft não respondeu em tempo útil com uma correção para este problema, a Google revelou-o, para alertar os utilizadores para a falha. Curiosamente, esta é a segunda situação que acontece no espaço de poucos dias.

É provável que esta correção estivesse dentro do pacote de segurança mensal que a Microsoft teve de atrasar para o próximo mês, fruto de um problema que não chegou a ser revelado.

Para além do mau estar que possa surgir entre estas duas empresas, é importante que os utilizadores se protejam contra esta nova falha. A forma mais simples e mais efetiva de o fazerem é não usar os browsers da Microsoft, optando por outro dos que estão disponíveis.

Exit mobile version