Pplware

Google Chrome vai conseguir gerir melhor o consumo de memória

O browser da Google é actualmente a escolha mais usada para navegar na Internet. Desenvolvido para ser uma ferramenta optimizada, tem alguns problemas que podem impedir a sua correcta utilização.

A queixa mais vezes ouvida está associada a uma deficiente gestão da memória e ao consumo excessivo de recursos. Mas a Google pode ter esse problema resolvido de forma simples. E a solução surgirá muito em breve nas versões finais do Chrome.

A solução que a Google encontrou para contornar o problema de consumo de memória do Chrome está na verdade a ser usada há já algum tempo nas versões móveis e também no próprio ChromeOS.

Passa por descartar os separadores que não estão a ser usados sempre que for encontrada uma situação de falta de recursos no sistema operativo.

Mas para controlar este mecanismos a Google criou um conjunto de regras que são aplicadas no momento de decidir quais os separadores que vão ser “desligados”.

Esses separadores que são descartados deixam de estar activos e deixam assim de consumir recursos, libertando-os para outras necessidades. Sempre que o utilizador voltar a esses separadores, estes vão ser recarregados e apresentar a informação necessária.

Segundo a Google as regras foram feitas para garantir que o utilizador não perde usabilidade mas conseguindo na mesma a libertação de recursos. A ordem é a seguinte:

  1. separadores internos ao Chrome, como a página de definições, novos separadores ou favoritos,
  2. separadores que que não são acedidos há mais tempo,
  3. separadores que foram acedidos mais recentemente
  4. separadores que estejam a produzir áudio
  5. separadores que estejam a correr aplicações
  6. separadores fixos
  7. separador activo

O utilizador pode a qualquer momento ver o estado dos seus separadores. Basta que aceda a chrome://discards  e que veja quais estão activos. Se preferir pode directamente ai fazer o discard de qualquer separador.

Para já esta funcionalidade está apenas disponível nas versões de teste do Chrome, mas espera-se que muito em breve seja passada para a versão final do Chrome e que todos a possam usar.

Se quiserem testar já esta funcionalidade só precisam de aceder à zona de definições de flags do Chrome, nas versões de teste, e procurarem por Enable tab discarding. Se preferirem podem apenas colocar na Omnibox o endereço chrome://flags/#enable-tab-discarding.

Relancem o Chrome, com o botão que ficar disponível, e podem de imediato começar a usar o browser, com a certeza de que ele vai gerir muito melhor a memória que usa.

Esta opção está activa há já muito tempo nas versões móveis do Chrome e com resultados positivos. Sempre que o SO precisa os separadores são descartados, sendo recarregados quando os utilizadores precisam deles.

Vamos ver se a sua passagem para o Chrome vai melhorar um dos problemas que mais utilizadores se queixam. Não é a solução perfeita, mas pelo menos garante um controlo maior quando for necessário.

Exit mobile version