O Google Chrome é o browser mais popular do mundo. A Google tem vindo a dotá-lo das melhores funcionalidades, ao mesmo tempo que tenta garantir a melhor performance.
Uma das novidades, anunciadas já para a versão 64 e 65, é o facto deste browser passar a trazer um adblock embutido para bloquear redirecionamentos automáticos e anúncios abusivos.
Não há certamente utilizadores que gostam de quando acedem a um site o mesmo redireciona para outro (… e outro… e outro…)! De acordo com informações recentes da Google, este tipo de comportamento vai ser bloqueado pelo browser, de forma transparente para o utilizador. Além disso o browser vai detetar também anúncios abusivos e bloqueá-los. Estas serão as duas primeiras medidas a ser implementadas já nos próximos meses.
Depois disso, o Google começará a bloquear um tipo de redirecionamento que atua como um estilo de pop-up reverso: em vez de clicar e exibir um anúncio, o site atual redirecionará para um anúncio, enquanto o link que tentou abir irá aparecer num novo separador .
Finalmente o browser irá também bloquear novas janelas quando os visitantes clicam em sobreposições invisíveis ou links publicitários disfarçados de botões, como controlos de reprodução de vídeo.
As duas primeiras novidades chegam já com o Chrome 64 e 65. A terceira alteração entrará em vigor em janeiro. O Google lançou uma ferramenta designada de Relatório de Experiências Abusivas que permitirá aos programadores verificarem se os seus sites são compatíveis. Se um site tiver alguma incongruência, terão então 30 dias antes do Chrome começar a bloquear o site de abrir novos separadores e janelas.