O Google Chrome é líder indiscutível no segmento dos browser. Mesmo assim, a Google continua a melhorar e aprimorar o seu browser de modo a manter-se como primeira opção junto dos utilizadores.
Contudo, certas idiossincrasias do Google Chrome quanto ao consumo de RAM são igualmente conhecidas. Tendo pleno conhecimento disso, a Google vai implementar no Chrome para Android um impedimento de carregamento e atualização de separadores em segundo plano quando estes estão inativos.
A informação é avançada pelo XDA-developers que teve acesso a documentos e informações que demonstram que a Google está dedicada a melhorar o desempenho do Chrome, especialmente no Android.
Segundo o que foi apurado, o objetivo da Google é que o Chrome deixe de atualizar e carregar os separadores em segundo plano depois de um período de inatividade igual ou superior a cinco minutos. Isto terá várias influências no desempenho do smartphone ou tablet, nomeadamente no flagelo do consumo de RAM.
Não obstante, a carga da CPU também será afetada de forma positiva, baixando 14,9% quando ocorre a inativação dos separadores em segundo plano. Consequentemente, a autonomia do dispositivo também aumentará.
Analisando os dados e relatórios referentes aos testes efetuados pela equipa de programadores da Google, as amostras indicam que o desempenho do separador principal do browser melhora também com o impedimento do carregamento dos separadores em segundo plano.
Para além disso, o nível de desenvolvimento da funcionalidade está avançado pelo que deverá ser disponibilizada nos próximos meses no Chrome para Android. No documento consta também que, eventualmente, esta capacidade do Chrome poderá chegar a outras plataformas como a versão disponível para computadores.
O consumo de dados também é afetado pela atuação desta funcionalidade em testes, tendo baixado até 5,54%. Não são resultados tão expressivos quanto as mudanças na carga da CPU mas mesmo assim serão notórios para o consumidor.
Para os utilizadores que ouvem música e consomem multimédia no formato Picture-in-Picture (PiP), obviamente abrir-se-á uma exceção e o Chrome não irá inativar esses separadores.
A Google mostra assim estar empenhada em melhorar um dos maiores flagelos do seu browser e, deste modo, impedir que a concorrência galgue terreno nas características e trunfos face ao Chrome.