O Chrome é, há já alguns anos, o browser de eleição para a maioria dos utilizadores da Internet. Com cada vez mais e melhores funcionalidades, este consegue ser um padrão para a concorrência e para o que querem oferecer.
Das muitas funcionalidades escondidas do Chrome, uma é extremamente interessante e pode até ser útil a muita gente. O Chrome consegue ser reiniciado quase automaticamente e com um simples endereço.
Muitos utilizadores necessitam de, periodicamente, reiniciar o Chrome. Este não é um processo complicado, mas muitas vezes requer vários cliques e que se fechem todas as janelas do browser.
Não sendo um processo direto, requer uma atenção especial dos utilizadores e poderia ser muito mais rápido. Felizmente o Chrome tem um pequeno segredo escondido e que qualquer um pode usar para o reiniciar em poucos segundos e sem qualquer clique.
Como reiniciar o Chrome em segundos
O processo é muito simples e requer apenas que coloquem na Omnibar, a barra de endereço do Chrome, o endereço chrome://restart.
Após o esperado Enter para assumir o endereço, o Chrome irá fechar todas as janelas que estiverem abertas e reiniciar todos os processos associados ao browser, conforme esperado pelo utilizador.
Como criar um atalho para reiniciar o Chrome
Uma vez que este processo não irá carregar realmente uma página, não é possível criar um atalho nos favoritos do Chrome, o que limita de imediato este processo.
O que pode ser feito é ser criado um atalho de forma manual e nele ser colocado o endereço chrome://restart.
Devem ainda dar-lhe um nome sugestivo e uma descrição. Se pretenderem, para um acesso mais rápido, podem colocar este novo atalho na Barra de Marcadores, onde pode ser chamado a qualquer altura.
Pode parecer uma forma pouco natural, mas esta é de todas a mais rápida de reiniciar o Chrome e resolver problemas que por vezes ficam pendentes nos sistemas operativos. Agora já podem, sem sair do Chrome, limpar a memória que está a ser consumida em excesso ou eliminar os processos que teimam em não fazer baixar o processador.
A dica é também a prova de que o Chrome tem muitas ferramentas escondidas e que podem usar para melhorar ainda mais a sua utilização, dando ao utilizador o que precisa, sempre que o necessitar.