Pplware

Firefox vai bloquear Flash, Java e Silverlight…

Internet Explorer continua líder no segmento dos browsers

A guerra no segmento dos browsers continua acesa e todas as boas funcionalidades podem fazer a diferença. Segundo dados de Janeiro do site netmarketshare, o IE continua a liderar destacado com cerca de 55,14%, seguido do Firefox com 19,94% e na terceira posição o Chrome com 17,48%.

Para garantir a máxima segurança do seu navegador, a Mozilla anunciou oficialmente que irá bloquear, por omissão, o Flash, Java e Silverlight, entre outros plugins de terceiros. Tal medida não significará que o utilizador deixe de ter acesso à informação disponibilizada através das tecnologias referidas, até porque o Firefox incorpora já  a funcionalidade “Clique para exibir”.

A informação sobre o bloqueio do Flash, Java e Silverlight foi anunciada na passada terça feira no blog oficial da Mozilla aqui. A empresa responsável pelo Firefox fez saber que o utilizador irá decidir se pretende que um determinado plugin seja executado, aumentando assim a segurança enquanto navega na Internet. O Firefox irá bloquear por omissão os plugins de terceiros e estará disponível a funcionalidade “Clique para exibir” para o caso do utilizador considerar o site fidedigno.

Os motivos que levaram a tal rígida decisão prendem-se com o objectivo da Mozilla pretender um browser mais seguro, com mais performance e ainda mais estável (com baixo consumo de memória, que muito se deve à instalação/carregamento de plugins de terceiros).

A Mozilla alerta os utilizadores que devem ter os plugins de terceiros sempre actualizados, podendo essa tarefa ser efectuada na seguinte página: https://www.mozilla.org/pt-PT/plugincheck/

Como o Pplware informou em Janeiro aqui, o Java continua a ter graves problemas e o Flash sempre teve alguns inimigos de peso, como foi o caso de Steve Jobs que sempre apoiou o HTML5 para dispositivos móveis (ver carta aberta de Steve Jobs: Thoughts on Flash) declarações essas que explicam o porquê da não adopção do flash nos dispositivos móveis da Apple.

Será esta uma boa decisão por parte da Mozilla para atrair os utilizadores ou terá um efeito contrário?

Exit mobile version