Com o crescimento e valorização das criptomoedas, tornou-se uma prática comum esconder código nos sites para minerar estas moedas sem o conhecimento ou o consentimento dos utilizadores.
Se muitos optam por proteger-se de forma ativa com extensões apropriadas, outros ficam expostos. A Mozilla quer acabar com isso e prepara para o Firefox 63 um bloqueio para mineração de criptomoedas.
As proteções que os browsers aplicam conseguem garantir aos utilizadores uma garantia de segurança que de forma nativa não teriam. Vão desde simples proteções na geração de passwords seguras até elementos mais complexos como antivírus.
A Mozilla está a embarcar neste movimento e, por isso, prepara grandes novidades para a versão 63. Das muitas que estão em desenvolvimento, o bloqueio para scripts de mineração de criptomoedas é um dos mais interessantes.
Claro que esta não é uma novidade no campo dos browsers, uma vez que a Opera já tem ativa esta proteção desde que lançou a versão 50 do seu browser.
Esta novidade fará parte da Proteção contra monitorização (Tracking Protection) que o Firefox já tem ativa. Na interface de configuração, o utilizador poderá decidir quais tipos de scripts abusivos deseja bloquear e os scripts de mineração de criptomoedas vão estar presentes.
Para além desta novidade importante, a versão 63 do Firefox vai ainda simplificar a eliminação de cookies e outros dados de navegação, garantindo que os utilizadores podem mais facilmente eliminar o seu rasto na Internet.
Todas estas novidades vão chegar em breve ao Firefox, na versão 63, que atualmente está já em testes na versão Nightly do browsers da Mozilla. Com estas medidas de segurança adicionais, o Firefox consegue voltar a subir a fasquia e estar no topo no que toca a proteção.