Pplware

Firefox: Ative ou desative a ferramenta de Screenshot

Recentemente, foi lançada uma nova versão do Firefox (55.0). Nesta, foi inserida uma nova ferramenta que permite aos utilizadores capturar o ecrã de páginas web, no entanto, ela poderá não estar ativa por defeito, uma vez que está a ser lançada gradualmente.

Ainda assim, é possível alterar o valor das respetivas variáveis, e ativar ou desativar esta ferramenta. Vejamos como.


Para verificar se já possui a versão 55 do Firefox, no menu ferramentas, clique em Ajuda e em seguida Acerca do Firefox.

Depois de instalada a versão mais recente, deverá deparar-se com o ícone assinalado na imagem abaixo. Como dito anteriormente, é bem provável que, para já, a ferramenta não esteja ativa, ainda assim, ela vem implementada.

Para a ativar ou desativar, aceda a about:config e procure por extensions.screenshot. Aparecer-lhe-ão duas variáveis:

Neste caso, e depois da atualização, a ferramenta não estava ativa, pelo que foi apenas necessário alterar o valor de extensions.screenshots.system-disabled para false, e reiniciar o Firefox. Se pretender desativar a funcionalidade, altere o valor de extensions.screenshots.disabled para true. Para utilizar a ferramenta, abra um site da Internet e clique no respetivo ícone. Numa primeira vez ser-lhe-á apresentado um breve tutorial.

É possível selecionar uma região especifica ou a página completa. As imagens poderão ser guardadas localmente, ou então em screenshots.firefox.com para facilitar a partilha.

A Mozilla armazena-as durante duas semanas (padrão), mas os utilizadores poderão excluí-las a qualquer momento, ou definir uma data de validade à imagem.

Exit mobile version