Para além de todo o empenho que a Mozilla tem colocado nas versões desktop do Firefox, a versão dedicada ao Android tem também recebido uma atenção especial. Esta foi totalmente reconstruída e está agora muito mais próxima das restantes versões disponibilizadas.
O destaque tem estado a ser dado a funcionalidades que muitos consideravam essenciais e básicas, mas agora um movimento inverso. O Firefox para Android vai dentro de dias receber uma nova versão, que traz de volta as melhores funcionalidades das versões anteriores.
Um Firefox totalmente renovado
Depois de mais de 1 ano de desenvolvimento, a Mozilla resolveu lançar uma versão do Firefox para Android no passado mês de agosto. Esta versão renovou por completo a interface deste browser, retirando-lhe principalmente alguns elementos que muitos consideravam essenciais.
Além disso, terá falhado num ponto que muitos esperavam já ver a funcionar em pleno. Falamos das extensões, que acabaram por ficar limitadas e surgiram em número muito reduzido. Isso valeu duras críticas à Mozilla e ao seu browser.
Browser da Mozilla vai recuperar funcionalidades
Tudo acabou por ser explicado e a criadora do Firefox acabou igualmente por lançar depois uma nova versão que corrigia alguns dos problemas. Este foi um passo importante e que em breve irá ser continuado. O Firefox 81 está pronto e a versão para o Android deve chegar dentro de poucos dias.
Esta nova atualização parece estar dedicada a trazer de volta algumas funcionalidades que tinham sido, entretanto, removidas. Falamos, por exemplo, da página dedicada aos downloads. Esta tinha sido retirada e obrigava os utilizadores a aceder à pasta de descargas do Android.
Melhorias óbvias para o Android
Outro regresso que parece certo é a dos gestores de transferências externos. Estes podem novamente ser usados, com o utilizador a escolher um dos presentes. Há ainda mudanças pontuais na interface, que assim fica mais simples de ser usada.
Esta versão não está ainda na Play Store do Android, mas pode ser já descarregada de alguns locais alternativos. A Mozilla deverá nos próximos dias fazer a disponibilização desta atualização, oferecendo-a assim aos utilizadores deste browser.