A abordagem da Mozilla para o seu browser mudar nos últimos anos. Deixámos de ter um Firefox estanque, pesado e pouco adaptado para ter agora uma versão cada vez mais rápida e modular.
O Quantum foi uma reinvenção do Firefox, tornando-o finalmente capaz de competir com a concorrência de forma direta. Chega agora o Firefox 58, ainda mais rápido e com melhorias significativas na segurança.
Quando o Quantum chegou, a Mozilla mostrou que ainda é capaz de reinventar o seu browser e adaptar-se ao que o mercado procura e a concorrência oferece. Mais do que a sua rapidez, o Firefox 57 mostrou ser modular e sempre capaz de dar respostas ao que lhe é exigido.
Um Firefox ainda mais rápido
Esta nova versão, que chegou até antes do tempo, segue esta linha e torna-se ainda mais rápido, tudo graças a duas mudanças no WebAssembly, uma tecnologia que a Mozilla diz ir alterar completamente a Internet.
Aqui dentro encontramos a compilação em fluxo (streaming compilation) e o compilador de duas camadas (two-tiered compiler). Estes dois elementos combinados conseguem compilar código à medida que este é recebido da Internet e de forma muito mais célere, resultando numa apresentação de páginas mais eficiente e rápida.
Um Firefox ainda mais seguro
Esta nova versão traz também uma atualização de código que o torna imune ao Meltdown e ao Spectre, os problemas que se sabem estar presente na quase totalidade dos processadores recentes.
Este código já tinha sido lançado numa atualização da versão 57, mas agora passa a estar ativa por omissão. A Mozilla alerta, no entanto, que em processadores Intel Broadwell-U com micro código mais antigo podem acontecer problemas.
Esta nova versão traz ainda o bloqueio do downgrade de perfis para versões mais antigas, obrigando agora à utilização de novos perfis.
Sabe-se que o Firefox 58 vai ser oficialmente apresentado na próxima terça-feira, dia 23. No entanto, e como é até habitual na Mozilla, esta versão chegou mais cedo e está já disponível nos seus servidores, tanto para Windows, Linux ou macOS.
A Mozilla irá lançar a atualização automática nessa data, mas os que quiserem testar já as novidades, podem descarregar a sua versão e instalar.
O caminho do Firefox está traçado e em breve este browser deverá voltar a ganhar mercado, apenas fruto das melhorias que estão a ser criadas pela Mozilla.