Pplware

Usa estas extensões no Firefox? Cuidado que recolhem mais dados que o esperado

A privacidade tem de ser uma constante na Internet. Para garantir isso, muitos browsers estão a tomar medidas fortes para garantir que os dados dos seus utilizadores não são acessíveis, normalmente pelos sites visitados.

De onde não se esperava que surgissem problemas era das extensões. Uma nova recolha foi descoberta, no Firefox. Há extensões a recolher e a processar dados dos utilizadores que não eram esperados.


AVG e Avast recolhem dados dos utilizadores

Uma descoberta recente veio mostrar que 4 extensões bem conhecidas do Firefox estão a recolher dados dos utilizadores. Esta situação é nova e não estava conhecida, sendo principalmente anormal em várias vertentes. O volume e detalhe dos dados eram demasiado elevados.

Falamos das extensões Avast Online Security e SafePrice, e das suas equivalentes da AVG. Estas 4 extensões destinam-se a proteger os utilizadores e as navegações que são feitas por estes. Agora estão fora da loja de extensões do Firefox, por estarem a fazer uma recolha não autorizada.

Do que foi provado, estas 4 propostas de segurança estavam a recolher mais dados que o esperado. Para além dos sites visitados, também as ações dentro destes eram recolhidas. Cada clique, cada visualização e o tempo de visita era registado. O detalhe vai ao número de separadores e quando estes eram mudados.

A Mozilla já resolveu o problema no Firefox

Do que se sabe, a Avast e a AVG estão já a trabalhar com a Mozilla para resolver esta questão. é invocado que para conseguir dar a proteção necessária, estes dados necessitam de ser recolhidos e processados. Em breve devem voltar à loja estas 4 extensões.

Além disso, também a Opera já tomou medidas contra estas extensões, tendo removido a sua presença da sua loja. Assim, os utilizadores estão também sem acesso a esta recolha de dados. Curiosamente, a Google parece ter sido a única que não tomou qualquer medida.

Este é um caso claro em que os dados parecem ser necessários. No entanto, colocam em causa a privacidade dos utilizadores e até as regras dos próprios browsers. Nos próximos dias vão haver novidades e este caso será posteriormente esclarecido.

Exit mobile version