Desde que apresentou o Edge, com o Windows 10, que a Microsoft prometeu criar um browser mais moderno e mais adaptado às novas tecnologias da Internet.
Uma parte essencial era a possibilidade de utilização de extensões, algo que a concorrência tem há já alguns anos. Essa novidade chegou agora e está já em testes, nos quais todos podem participar.
Há já alguns dias que se vinha a acumular informação sobre a chegada das extensões ao Edge. Os rumores apontavam para a sua chegada na próxima build do Windows 10, o que as colocariam na versão de testes do novo browser da Microsoft. O surgir das primeiras extensões na loja de aplicações do Windows foi outro sinal claro de que faltaria muito pouco tempo para essa chegada.
Pois a nova Build que ontem foi lançada trouxe a tão esperada novidade, anunciada de forma oficial pela própria Microsoft. As extensões estão no Edge e podem já ser experimentadas por quem estiver ainda no programa Insider. Com a Build 14291 o Edge muda e para melhor.
Para centralizar todas estas novas extensões, que para já são apenas 3 – Reddit Enhancement Suite, Microsoft Translator e Mouse Gestures, a Microsoft criou uma página dedicada no Microsoft Edge Dev.
Como usar as novas extensões no Edge
Para poder usar estas novas extensões, para além da mais recente versão do Edge, é necessário descarregar uma das três extensões que estão disponíveis no Microsoft Edge Dev.
De seguida devem indicar no Edge que querem abrir o ficheiro descarregado e acederem à opção Mais (…) do Edge. Acedam a Extensões e escolham Carregar extensão. Devem de seguida escolher a pasta da extensão e carregá-la. A nova extensão fica de imediato disponível.
A Microsoft irá de certeza melhorar este processo e torná-lo mais simples, à imagem do que temos na concorrência.
Vejam no vídeo abaixo como instalar e carregar as novas extensões.
Esta é ainda uma primeira versão, dedicada a testes. A Microsoft tem ainda de terminar a disponibilização de algumas APIs adicionais e de disponibilizar a documentação necessária para que os programadores possam criar as suas próprias extensões e alimentar a loja de aplicações do Windows.
Este é mais um passo importante para a aceitação do Edge e assim fazer subir a sua taxa de utilização, que está muito baixa para o que seria esperado.