Durante muito tempo não se deu a devida atenção aos problemas que poderiam advir da luz emitida pelos ecrãs que estão constantemente direcionados para os nossos olhos. Mas isso mudou. Hoje há cada vez mais utilizadores que ajustam as cores e a luminosidade dos ecrãs para níveis mais confortáveis. Por outro lado, os programadores estão a desenvolver as aplicações e sistemas operativos com modos escuros, os chamados “dark mode”.
Enquanto o Chorme não tem o seu Dark Mode disponível de forma nativa, há que encontrar soluções. Hoje damos a conhecer algumas extensões, que vão além do simples modo escuro.
4 extensões para Google Chrome baseadas no Dark Mode
Turn Off the Ligths
Esta é uma das mais populares extensões para o Chrome. É ideal para quem quer assistir a vídeos, sem a distração de qualquer informação ao seu redor. Com a sua ativação, tudo à volta dos vídeos de plataformas como YouTube, essencialmente, é coberto por um filtro cinza, dando destaque ao vídeo.
Dark Reader
Com o Dark Reader temos aquilo que é, de facto, uma experiência de visualização em modo escuro, em todo o Chrome. Como tal, esta extensão é altamente personalizável, adaptando-se assim à necessidade de cada utilizador.
Night Eye – Dark mode on any website
A premissa da Night Eye é a mesma da anterior. Nomeadamente, colocar qualquer site em modo escuro. Também este oferece uma personalização avançada. Poderá ser interessante testar os dois de forma a perceber qual para si é o mais intuitivo e qual se adapta melhor às suas exigências.
Night Shift
Adicionalmente, uma outra opção a considerar é a Night Shift que conta já com quase 100 mil utilizadores e está classificada com uma nota de 4,8 em 5. Neste caso, a Night Shift muda automaticamente as cores do conteúdo do seu navegador para um espectro mais confortável à leitura.