Pplware

Google Chrome pode não conseguir chegar ao Windows 10 S

Quando apresentou o Windows 10 S, a Microsoft mostrou que este novo sistema operativo é mais seguro e com melhor performance que os restantes. Para o conseguir recorre a algumas medidas que muitos consideram extremas.

O Edge é também imposto aos utilizadores, que não podem mudar de browser, mas a verdade é que mesmo que quisessem alterar para o Chrome, provavelmente não o iam conseguir, por culpa da Microsoft.


Usar o Windows 10 S vai obrigar muitos utilizadores a adaptarem-se às regras que a Microsoft vai impor, em nome da segurança e da performance. Para além da instalação de apps a partir da loja do Windows, há também a obrigação de usar o Edge e o Bing.

Muitos queriam trocar este browser pelo Chrome, mas para além de não estar disponível na loja, a própria Google pode não o querer fazer, à luz da Política da Loja do Windows, que define a seguinte regra:

Your app must not jeopardize or compromise user security, or the security or functionality of the device, system or related systems. Apps that browse the web must use the appropriate HTML and JavaScript engines provided by the Windows Platform,” the Windows Store guidelines read.

Isto obrigaria a Google, ou outra qualquer empresa que desenvolve o seu browser, a usar o motor do Edge e o motor de JavaScript da Microsoft. É a mesma situação que a Mozilla encontra para o Firefox e a Opera para o seu browser.

Para além da Google provavelmente ser contra esta ideia, mesmo que o fizesse, ia perder as qualidades únicas do Chrome.

Esta não é uma política que seja nova, uma vez que a Apple já a segue no que toca aos browsers do iOS. Também aqui a regra obriga a que sejam usadas as peças chave do browser da Apple.

Assim, fica claro que muito provavelmente o Chrome nunca chegará à Loja do Windows, por culpa das regras da própria Microsoft, que assim limita a liberdade dos programadores e dos utilizadores. A única solução é estes últimos pagarem o upgrade para o Windows 10 Pro e assim terem as apps que querem.

Exit mobile version