Pplware

Chrome tem funcionalidade escondida para limpar Cache do DNS

O DNS, tendo em conta a sua importância e funcionalidades, é normalmente considerado como o coração de uma rede de dados. Neste “mundo dos computadores” as máquinas são alcançáveis através de um endereço IP ou de um nome que depois é “traduzido” para o respetivo endereço IP através deste serviço de DNS.

Sabia que o Google Chrome traz uma funcionalidade (escondida) que lhe permite limpar a Cache do DNS?


Para que serve o DNS?

Um dos serviços mais importante em qualquer rede de dados é o DNS (Domain Name System). Tal como o nome sugere, o DNS traduz nomes em endereços IP e vice-versa. Por exemplo, quando acedemos ao site www.google.com, o nosso sistema precisa de saber qual a máquina a contactar e pede ao servidor de DNS (que tem configurado) para que este lhe traduza o nome num endereço IP.

Do lado do cliente o utilizador apenas tem de indicar qual o servidor de DNS a usar. Já do lado do servidor há um conjunto de parâmetros que temos de definir.

 

O que é o DNS Cache?

Na prática, o DNS Cache funciona como uma pequena base de dados que vai registando os sites (endereço e respetivo IP) que visitamos. Desta forma, quando pretendemos aceder a um determinado site por nome, se o browser tiver a informação relativamente ao endereço IP, a ação é mais rápida.

No entanto, há situações em que existe uma alteração das informações do servidor (por exemplo, se um site muda para outro servidor e com isso o endereço IP associado também foi alterado). Nestas situações, a cache do DNS passa a estar errada mas o utilizador pode forçar a que a mesma seja eliminada.

 

O que é o Flushing?

O termo “Flushing” está normalmente associado à limpeza da cache (mais concretamente à eliminação dos dados mantidos na pequena base de dados). Depois dessa limpeza à cache, o sistema volta a criar uma cache com nova informação.

 

Como limpar a cache do DNS no Chrome?

Como referimos, o Chrome vem com uma funcionalidade escondida que permite facilmente fazer o flush da cache do DNS. Para acederem a essa funcionalidade basta colocar na barra de endereços o seguinte endereço: chrome://net-internals/#dns

Aí dentro é possível ver várias informações relativamente ao DNS assim como o número de entradas ativas e também as expiradas. No nosso caso (aquando da elaboração deste artigo) o número de entradas ativas é de 70 e as expiradas é de 930.

Para remover “o lixo” da cache, basta carregar em Clear host cache. A limpeza da cache é um processo que é realizado em segundos.

 

Leia também…

Exit mobile version