Pplware

O Chrome anda a ler os seus ficheiros, mas é apenas um bug

A Google tem melhorado o Chrome em aspetos que vão muito para além da navegação na Internet. São pequenos pormenores que melhoram a sua utilização e que dão os utilizadores algumas funcionalidades extras.

Em relação à segurança tem havido uma preocupação grande, tendo o Chrome um anti-vírus próprio. O problema é que este anda a ler ficheiros em áreas do disco onde não era suposto.


Este problema foi detetado, inicialmente, por Kelly Shortridge, uma gestora de produto na empresa SecurityScorecard, que notou que alguma aplicação do seu PC estava a aceder a ficheiros guardados na pasta My Documents.

O comportamento anormal do browser da Google

Uma rápida investigação mostrou que era o Chrome o culpado, não se esperando que o browser da Google estivesse a fazer este acesso. Na verdade, seria o Chrome Cleanup, o anti-vírus que o browser tem agora nativamente na sua versão Windows.

Mesmo sendo intrusivo e, aparentemente, aceder a pastas não autorizadas, a intenção da Google é avaliar os ficheiros que o utilizador descarregou, mantendo o sistema operativo limpo e sem problemas de segurança.

Afinal o Chrome tem um bug

A Google acompanhou este problema desde o início e procurou entender porque estaria o seu browser a aceder desta forma aos ficheiros Kelly Shortridge. Uma avaliação mais profunda revelou que afinal o problema é mesmo outro e que o Chrome tem um bug numa funcionalidade que é usada já há alguns anos.

É normal o browser realizar uma verificação da integridade dos ficheiros descarregados ao arrancar e um bug estava encaminhá-lo para esta pasta, o que não era normal.

Como esta lista pode ser muito grande, esta falha está a causar uma lentidão anormal no arranque do browser, não sendo difícil de resolver o problema em tempo desejável pela Google.

https://twitter.com/justinschuh/status/982395368728969221

A solução imediata para este problema

A forma mais rápida de contornar este problema no imediato é através da limpeza da lista de ficheiros descarregados pelo browser da Google. Isto é feito na página de Transferências, com um simples clique.

Será nas próximas versões que a Google irá corrigir este pequeno problema, mas que aparentemente estará a causar alguma lentidão anormal, algo que não é desejado.

Mesmo sem este bug, será normal que o Chrome avalie os seus próprios ficheiros e que alerte os utilizadores caso detete algum problema ou alteração. É esse o papel do Chrome Cleanup, uma das melhorias recentes do browser da Google.

A segurança adicional que a Google deu ao Chrome

Exit mobile version