Pplware

Chrome no Windows passou a contar com um antivírus próprio

Há muito que a Google decidiu fazer do Chrome um browser seguro e imune aos normais problema de segurança que afetam os browsers. Para além das medidas de proteção do browser, dá ainda aos utilizadores algumas ferramentas para estes eliminarem todos os problemas.

A Google foi agora mais longe e dotou o Chrome de um antivírus que vai proteger os utilizadores do Windows de todos os perigos que podem encontrar.


Apesar de parecer uma ideia pouco lógica, até porque o próprio Windows já tem uma solução de segurança própria, mas a verdade é que a Google resolveu dar novos níveis de proteção ao seu browser e este passa agora a contar com algumas ferramentas de deteção e limpeza de problemas.

O caso mais comum de problemas neste browser é a mudança do motor de pesquisa, quase sempre realizado por extensões mal intencionadas ou simplesmente por uma qualquer aplicação mais agressiva.

Estas vão passar a ser situações do passado e o Chrome vai passar a detetá-las e reagir a tempo de proteger os utilizadores. Vão ter de ser estes a ordenar a limpeza, mas os alertas óbvios vão passar a ser mostrados assim que o problema for detetado.

Mas caso esta notificação seja ignorada ou se o problema for mais fundo, a Google passou a dar uma interface ainda mais simples para a limpeza total do Chrome.

No endereço chrome://settings/resetProfileSettings, tudo está mais simples e com menos necessidade de intervenção do utilizador. Um simples OK limpará o seu perfil.

Mas porque por vezes os casos são sérios e difíceis de resolver, a Google passou a ter dentro do Chrome uma ferramenta que já disponibilizava de forma isolada. O Chrome Cleanup é assim integrado no Windows e deixa de existir como uma proposta externa.

Mas a integração do Chrome Cleanup no browser da Google leva-o mais longe e, com a ajuda e apoio da ESET a Google tem novos mecanismo de deteção e correção de problemas, procurando que estes sejam transparentes para o utilizador.

Estas medidas vêm reforçar as já em uso, como a utilização constante do Safe Browsing. A ideia da Google não é substituir o papel dos antivírus, que recomenda que estejam presentes e atualizados, mas sim dar mais ferramentas e uma maior proteção aos utilizadores do Chrome.

Fonte

Exit mobile version