Um dos grandes problemas do Google Chrome prende-se com o seu consumo de recursos dos computador, ainda que seja um dos mais completos e mais eficientes browsers disponíveis no mercado.
Temos visto grandes esforços por parte da Google em melhorar este problema e, ao que tudo indica, uma futura atualização passará a bloquear a publicidade que consuma mais recursos. Tudo isto de forma nativa.
A publicidade é uma realidade com a qual todos convivemos relativamente bem no mundo da Internet. No entanto, alguma é de tal forma intrusiva e consumidora de recursos que acaba por prejudicar toda a experiência de navegação.
É com base nesta realidade que a Google parece estar a preparar uma nova ferramenta apelidada “Heavy Ad Intervention”. Ou seja, Intervenção de publicidade pesada.
Uma solução nativa no Chrome
Segundo a fonte, o Chrome passará então a bloquear a publicidade com peso superior a 4 MB. Por outro lado, a publicidade que consuma recursos durante mais de 60 segundos também será bloqueada de fora nativa.
Para indicar ao utilizado o seu trabalho de bloqueio, passará então a surgir uma mensagem indicadora de anúncio removido. Além disso, será dada também uma breve explicação ao utilizador.
A indicação dada refere, porém, que estes critérios podem vir ainda a ser alterados e ajustados de forma a responder melhor às necessidades dos utilizadores.
Bloquear publicidade e bloquear “ad block”
Os esforços da Google deverão ser encarados de forma positiva por toda a comunidade, seja ela do lado dos criadores de conteúdo, seja do lado dos utilizadores. A medida visa melhorar a experiência de navegação e isso é algo que os criadores se devem esforçar para oferecer as melhores formas de anúncio publicitários.
No entanto, vale lembrar, que a par desta medida, a Google tem como objetivo tornar os sistemas de bloqueio de publicidade de terceiros menos eficazes, tal como os conhecemos hoje em forma de extensão.