Pplware

A protecção do Google Safe Browsing já chegou ao Android

A segurança dos browsers é um tema que os utilizadores insistem em ignorar. Por essa razão, as empresas que os mantêm necessitam de criar mecanismos para os protegerem.

Do lado da Google, há já alguns anos que o Google Safe Browsing tem protegido os utilizadores e agora um novo passo foi dado. Esta tecnologia chegou ao Android e de forma muito alargada.

O Google Safe Browsing garante aos utilizadores do Chrome uma camada de segurança adicional e directa no browser. Baseada em toda a experiência que tem e que os utilizadores lhe transmitem, é actualmente das mais seguras.

Mas a Google sempre procurou levar o Google Safe Browsing mais longe a agora conseguiu-o. Este sistema está já nativamente disponível no Android e em várias camadas.

A primeira e que mais vezes vai ser usada é directamente no Android. A partir da versão 46 do Chrome para Android passa a estar disponível esta opção de protecção, que está activa de forma directa, sem que os utilizadores tenham de a ligar.

Assim estão à partida protegidos e alertados sempre que tentarem aceder a sites que estejam identificados como tendo malware, sejam esquemas de phishing ou outros esquemas de roubo de dados.

Os utilizadores do iOS para já ficam de fora, mas podem sempre usar o Google Safe Browsing de forma indirecta, se activarem a compressão de dados do Chrome, algo que também já acontecia com os utilizadores Android.

Para verificarem se o vosso Chrome está já a fazer uso do Google Safe Browsing precisam apenas de aceder às Definições, escolher a opção Privacidade e depois verificar que têm seleccionada a opção Navegação Segura.

Mas os planos da Google são muito mais abrangentes no Android. Querem que o Google Safe Browsing esteja presente de forma alargada no seu sistema operativo e disponível para que outras aplicações o possam usar. E a sua chegada ao Android vai dar-se a partir da versão 8.1 do Google Play Services.

Desta forma a protecção não se limitará ao browser e poderá ser usada noutros contextos e noutras formas, sempre com a ideia de manter os dados dos utilizadores salvaguardados.

Com mais de mil milhões de utilizadores a serem protegidos diariamente pelo Google Safe Browsing, esta é uma novidade importante para todos os que fazem do Chrome o seu browser de eleição, especialmente no Android.

Exit mobile version