Pplware

Watts – Está na hora de calibrar a bateria do seu MacBook

Uma dúvida que surge frequentemente no nosso Consultório chega-nos dos proprietários dos MacBooks: como faço para a bateria do meu Mac não “viciar”?

Primeiro saiba que o seu MacBook tem uma bateria de iões de lítio. Estas baterias acumulam uma maior densidade de potência do que as baterias baseadas em níquel. Essa maior disponibilidade de armazenamento proporciona uma maior autonomia da bateria.

Assim, e em grosso modo, não tenha problemas, carregue a sua bateria do Mac sempre que for conveniente, tenha contudo em atenção aos ciclos de carga.

É sobre esse assunto que vamos falar agora!

O que são Ciclos de Carga?

Bom, primeiro vamos perceber que pode recarregar a bateria do seu computador, que é de iões de lítio, sempre que for conveniente, sem ter de efectuar ciclos de carga ou descarga completos, como acontece com as baterias baseadas em níquel, de forma a conservar o máximo desempenho. Ao longo do tempo formam-se cristais nas baterias baseadas em níquel, que impedem que sejam totalmente carregadas, sendo necessário recorrer a uma inconveniente descarga total.

Um ciclo de carregamento significa utilizar toda a carga da bateria, mas não necessariamente de uma só vez. Cada vez que um ciclo de carregamento é completado, a capacidade da bateria é lentamente diminuída. No entanto, as baterias de computadores portáteis e outros gadgets podem ser sujeitas a muitos ciclos de carga até que passem a suportar apenas 80% da capacidade original da bateria.

Tal como acontece com outras baterias recarregáveis, pode eventualmente ter de substituir a sua bateria. O Watts é uma excelente ferramenta que guia passo-a-passo o utilizador por um processo importante: o de calibrar a bateria.

 

Calibre a Bateria com o Watts

Actualmente, as baterias não necessitam de serem totalmente descarregadas e carregadas até ao limite. Para que tenham uma maior longevidade devem estar permanentemente ligadas à corrente eléctrica, evitando os ciclos de carregamento.

Os ciclos são quem determina a “idade” ou utilização da bateria. Se uma bateria tiver de vida 1000 ciclos, esta, sempre que a descarrega e carrega, conta um ciclo… até ao final da sua vida útil.

Com o Watts podemos calibrar a bateria automaticamente e dispomos de um guia passo-a-passo para que esta tarefa seja executada.

São instruções simples que poderá seguir sem ter de parar o que está a fazer. A aplicação irá seguir o consumo energético e irá dar indicações para sabermos em que ponto está a autonomia, salvaguardando o trabalho que estivermos a fazer.

Nas preferências terá uma janela com vários separadores, o primeiro, que vemos em cima, é o guia passo-a-passo, o segundo dá-nos informações sobre os ciclos que a bateria será capaz de fazer e os já realizados.

Dá-nos informações da carga da bateria e permite que sejam feitos pontos históricos para podermos seguir a vida útil da bateria do nosso computador.

Este programa pode ficar colocado no arranque do seu MacBook para o ajudar a gerir melhor a bateria disponível e a utilização. É possível “afinar” o programa para nos ajudar a gerir melhor a autonomia e obtendo assim um rendimento prolongado.

É importante calibrar a sua bateria. Para não se esquecer, Watts oferece uma agenda para calendarizar as acções de calibração.

Segundo a Apple, mensalmente deveremos, pelo menos uma vez, deixar a bateria descarregar totalmente e voltar a carregar:

Standard Maintenance
For proper maintenance of a lithium-based battery, it’s important to keep the electrons in it moving occasionally. Apple does not recommend leaving your portable plugged in all the time. An ideal use would be a commuter who uses her MacBook Pro on the train, then plugs it in at the office to charge. This keeps the battery juices flowing. If on the other hand, you use a desktop computer at work, and save a notebook for infrequent travel, Apple recommends charging and discharging its battery at least once per month.

Mais informação: Apple Notebooks

É uma aplicação muito bem construída e sem dúvida uma “must have” no nosso Macbook.

Nota: A aplicação permite que a use 30 dias em modo teste, mas totalmente funcional. Findo esse prazo poderá adquirir a app.

Preço = 6.99 euros

Download:

Exit mobile version