Foi na passada terça-feira que a Apple lançou um lote de novas versões dos seus sistemas operativos. A maioria estava focada na correcção de pequenos problemas que foram sendo descobertos.
O Apple Watch foi um dos visados nestas actualizações e, por isso, recebeu o watchOS 3.1.1. A versão que se queria que viesse resolver alguns problemas acabou por trazer novos, e que deixaram muitos relógios inutilizados.
As queixas desta nova versão do watchOS começaram pouco depois da Apple lançar a nova versão. A actualização decorria sem problemas, mas estes começavam depois, sendo o Apple Watch 2 o mais afectado por esta situação.
O comportamento que está descrito por todos os que reportaram o erro é que, após instalarem a actualização, o Apple Watch já não arranca da forma normal, ficando bloqueado no ecrã com um ponto de exclamação vermelho e com um link para suporte no endereço www.apple.com/help/watch.
Este site de suporte é genérico e as instruções que aí são encontradas pedem para que os utilizadores reiniciem o Apple Watch, o que não vai resolver o problema.
A solução para o problema do Apple Watch
Poucas horas depois do lançamento desta versão, e já com os primeiros problemas reportados, a Apple resolveu interromper a disponibilização desta nova versão do watchOS, retirando-o. Desta forma a empresa fica com tempo para avaliar a falha e apresentar uma solução, não comprometendo os equipamentos.
Em breve deverá surgir uma nova versão que corrigirá este problema e que o impedirá de voltar a surgir. Até lá resta esperar que surja uma solução para todos os Apple Watch que foram bloqueados.
A Apple está a recomendar que, caso o vosso smartwatch esteja neste estado, contactem a empresa, quer pelo seu site quer numa loja oficial, para que o mesmo seja trocado por outro.