Pplware

Vendas do iPad Pro na China ainda não chegaram a 50 mil

Se a Apple pensava vender muitas unidades do iPad Pro na China, deve estar nesta altura algo atordoada com os números.

As vendas do iPad Pro não estão famosas por lá, falhou o “objectivo” das 50 mil unidades num mês e fica assim muito aquém das vendas do iPad Air 2 no mesmo período.

Se a Apple tinha na China a sua “galinha dos ovos de ouro” no que toca às vendas de milhões de unidades do iPhone 6S e iPhone 6S Plus, neste ano, já nas vendas do iPad Pro o cenário não se mostra nada favorável, no primeiro mês de vendas deste novo iPad, período esse onde habitualmente são alcançados recordes.

Mas vamos perceber o desempenho comparando as vendas dos dois últimos “irmãos” do iPad Pro.

 

iPad Air 2

De acordo com dados recolhidos pela empresa chinesa de análise de mercado, TalkingData (via Mashable), as vendas totais do iPad Pro de 12,9 polegadas não conseguiram atingir as 50 mil unidades no mês de abertura (49300 unidades). Pode nem parecer assim tão mau, mas, para ter uma ideia, no mesmo período de tempo o iPad Air 2 já tinha vendido 10 vezes mais, 550 mil unidades, mais concretamente.

 

iPad Mini 4

Lançado há poucos meses, antes do iPad Pro, teve vendas similares às do iPad Pro, na primeira semana. Contudo, pelo final do mês, o iPad Mini 4 tinha conseguido vender 92 mil unidades, quase o dobro do iPad Pro.

 

Sim, mas e o preço?

Ok, é verdade que o preço de ambos os iPads que saíram pouco antes do iPad Pro têm preço completamente diferente.

As versões mais básicas do iPad Mini 4 ou iPad Air 2 começam a ser vendidas na casa dos 5888 CNY (832 euros) na China. O factor preço terá certamente um peso nas vendas, mas há um outro factor: na China há um vasto leque de tablets baratos de 13″, além disso há também os portáteis com esse tamanho de ecrã e isso deverá estar a fazer ao caso. Os Chineses gostam de tamanhos grandes nos dispositivos, sabemos disso, mas o preço é também um factor importante.

Em comparação com a Europa e mesmo com os Estados Unidos, na China há dezenas, se não mesmo centenas, de fabricantes de dispositivos da chamada “linha branca”. Equipamentos baratos, bons e grandes.

Mas não é só. A China é a casa da Lenovo e este fabricante, poderoso, vende ainda milhões de unidades de tablets e portáteis na sua terra natal, por ano.

 

E quais são as expectativas da Apple?

A Apple tem a expectativa de vender 2,6 milhões de unidades do iPad Pro, de acordo com a empresa de análise e mercado, Ming-Chi Kuo (a melhor analista do mundo para o mercado Apple).

Muitas destas vendas são para o mercado comercial, empresarial, consumidores profissionais que querem tirar proveito do desempenho do equipamento, de um ecrã generoso e de uma vasta possibilidade de ligar acessórios primários no novo tablet.

 

E as baixas vendas do iPad?

Este é um outro dilema que a Apple estará a enfrentar, mas não será o iPad Pro que irá dar nova vida ao segmento dos iPad Air e iPad Mini, até porque este novo iPad está a criar uma nova zona dentro da oferta ao mercado. Este iPad Pro compete directamente com equipamentos como o Surface Pro 4 e Google Pixel C, como estão convencidos os analistas do mercado tecnológico.

Mesmo assim, os analistas estão a prever que o iPad Pro (que foi colocado no mercado no passado mês de Novembro) irá trazer à Apple uma receita de 2,4 mil milhões de dólares, correspondente a 3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, no primeiro trimestre.

Exit mobile version