..e pesquisa indica que tablets Android estão cada vez mais próximos do iPad
A apple continua a ser a indestronável líder no mercado de vendas, no que diz respeito aos tablets.
O iPad, sendo o primeiro, continua a ser o tablet mais desejado pelo público, bem como aquele cuja grande parte da concorrência se esforça para igualar e atingir, ou mesmo superar, o sucesso por este atingido. Mas será que estes dispositivos tão cobiçados poderão substituir os nossos computadores? O CEO da Apple acredita que sim, mas também há quem pense que os tablets são aparelhos inúteis.
Na passada terça-feira o actual CEO da Apple referiu em entrevisa ao TechCrunch que “chegará o dia em que o mercado dos tablets será maior que o mercado dos PCs”. Depois de confirmado o crescimento de vendas obtido pelo iPad, mais de 15, 4 milhões de unidades vendidas esperado e um total de 55 milhões de iPads vendidos desde o lançamento em 2010, resta saber o que esperar para o futuro deste fantástico aparelho que até surpreende Cook nas vendas.
O CEO da Apple acredita mesmo que os tablets podem vir a substituir os PCs a nível de mercado. Referiu ainda que os tablets podem angariar as vendas não só do Mac, mas mais ainda do Windows. Sem mencionar o Kindle Fire da Amazon, Cook afirma que “Eu acho que as pessoas querem realmente fazer várias coisas com os seus tablets e, como resultado, nós não vemos realmente as funções limitadas, estes e-readers, estão na mesma categoria. Eu não acho que quem quer um iPad se vai contentar com uma função limitada”.
Tim Cook adianta ainda que a força do iPad prende-se com o facto de ser um dispositivo de uso geral, não limitado a funções da vida quotidiana. Refere também que há mais de 170.000 aplicações para iPad, e uma ordem de magnitide maior que qualquer outro tablet. “Não é apenas um produto, é uma estratégia para a próxima década”, finaliza Tim Cook. [TechCrunch]
No entanto, antes de ter tomado posse do cargo de CEO da Apple, Tim Cook havia referido que, na sua opinião, os tablets com SO Android eram bizarros, mas ao que indica uma recente pesquisa levada a cabo pela Strategy Analytics, os tablets que utilizam Android estão cada vez mais próximos do iPad nos mercados. Os resultados foram apresentados esta quinta-feira e recolhidos com base no mercado global do quarto trimestre.
Segundo a Strategy Analytics, as vendas globais de tablets obtiveram um total de 26,8 milhões de unidades vendidas, mais do dobro que o ano passado (10,7 milhões). Em comunicado, Neil Maeston, analista da empresa refere que “dezenas de modelos Android distribuídos por vários países e por várias marcas como Amazon, Samsung, Asus, entre outros, têm gerado os volumes (de vendas)”.
A participação do Android no mercado subiu para 39% (29% em 2011), enquanto que a Apple desceu de 68% para 58% na mesma comparação.
O mercado de tablets continua em alta, tendo crescido 260% do ano passado para 66,9 milhões de unidades vendidas e observando-se mais compra, por parte dos utilizadores, de tablets invés de notebooks ou computadores de mesa básicos.
A Strategy Analytics ainda refere que a Microsoft obteve 1% de participação no mercado de tablets no trimestre passado. [Reuters]
Para além destes números, perspectivas e expectativas, ainda há quem pense que os tablets não são uma ferramenta precisa, e, em 2009 o ex-CEO da Research in Motion (RIM), Mike Lazaridis, referiu-se aos tablets como aparelhos inúteis, afirmando “Eu não consigo ver a vantagem de um tablet em comparação a um notebook… muita tecnologia se perde no processo.” e “Sim, um tablet é um conceito interessante, mas consegue guardá-lo no bolso? E irá carregá-lo se não puder guardá-lo no bolso?”
Contudo, a RIM tem o seu próprio tablet, o PlayBook.
Quem vingará no futuro: iPad ou Tablets Android? Tablets ou Computadores?