…e open-source.
Na WWDC 2014, a Apple apresentou o Swift, a linguagem de programação que passou a estar na base do seu desenvolvimento. Entretanto, a Microsoft anunciou estar a criar um compilador desta nova linguagem para a sua próxima versão do Windows.
A Apple, durante a WWDC de hoje, anunciou a versão 2.0 do Swift que será open source!
O Swift será tornado open source nos finais deste ano, sendo que vai ser lançado sob uma licença aprovada pela Open Source Inititive. As contribuições da comunidade serão aceites e, até, encorajadas. Inicialmente, a Apple irá querer portar o Swift para OS X, iOS e Linux.
O conjunto de código fonte que irá ser disponibilizado constitui-se pelo compilador da linguagem e pela biblioteca padrão (standard library). A Apple afirma que quer ver a linguagem em todas as plataformas.
Existem outras grandes novidades no Swift 2.0:
- Novos mecanismos de error handling: serão mais naturais e familiares para aqueles que já conhecem outras linguagens (
try
,throw
ecatch
são palavras chave que estarão presentes a partir de agora). Esta nova funcionalidade funcionará perfeitamente com os SDKs da Apple. - Melhorias na sintaxe: foram criadas novas palavras chave de forma a que a escrita do código seja mais natural e expressiva (como
do
,guard
,defer
eandrepeat
).
Acrescento ainda que o Xcode 7 contém uma poderosa ferramenta de migração de forma a migrar o código antigo em Swift para o novo. Caso queira saber mais sobre esta versão do Swift, poderá ver no site oficial para programadores da Apple, aqui.