Pplware

Siri ajudou a salvar adolescente depois do seu veículo ter caído num rio gelado

A tecnologia disponível nos nossos smartphones é para ser usada quando precisamos. Os assistentes virtuais, muitas vezes mal amados, são uma importante ferramenta até para ajudar a salvar vidas. Foi o Siri, mas poderia ter sido a Alexa, a Cortana ou o Google Assistent.

O assistente virtual da Apple ajudou a salvar um adolescente depois de o seu carro ter caído num rio gelado.


Adolescente cai ao rio gelado e usa assistente virtual para pedir ajuda

A notícia chega-nos dos Estados Unidos e dá conta da utilidade do assistente digital da Apple, Siri. Assim, este sistema provou ser fundamental no resgate de um adolescente que caiu de carro num rio gelado.

Gael Salcedo, estudante universitário de 18 anos, estava a conduzir em direção à faculdade que frequenta, a North Iowa Area Community College. Nessa altura, na passagem por uma zona gelada, o seu jipe chocou com um pedaço de gelo. Salcedo perdeu o controlo do veículo, que saiu da estrada e caiu no Rio Winnebago.

Eu virei para a direita e a partir daí, tudo ficou nublado. Eu não sabia para onde estava a ir, simplesmente não sabia o que fazer. Eu apenas pensei “Acho que vou morrer”.

Foram as palavras de Salcedo a uma cadeia de TV.

Ao perceber que estava no rio, o jovem abriu as janelas assustado com a ideia de que o seu carro pudesse afundar. Com o gelo e a água do Rio Winnebago com temperaturas geladas, o cenário era altamente desfavorável para o adolescente.

 

Assistente virtual Siri estava à escuta

Como utilizador das modernas tecnologias, Salcedo teve uma ideia feliz. Não sabendo onde estava o seu iPhone, ele sabia que havia uma frase que acordava o assistente virtual da Apple. Siri poderia ser uma grande ajuda para se salvar.

Perdi o meu telefone e como não consegui encontrá-lo, fiquei tipo ‘Ei Siri, ligar para 911’. Quando o Siri começou a ligar, encontrei finalmente o meu telefone.

Explicou Salcedo.

Com as indicações fornecidas, os bombeiros de Mason City chegaram rapidamente ao local para resgatar Salcedo das águas geladas. No entanto, a corrente do rio estava a prender a porta do condutor. Com a subida rápida das águas, os bombeiros não conseguiram alcançar o carro e foi necessário que Salcedo saísse do veículo e entrasse no rio.

Posteriormente, os bombeiros alcançaram o adolescente, embora referissem que não fora uma tarefa fácil devido à força da corrente. Apesar de ser um resgate complicado, Salcedo foi tirado do rio e rapidamente levado de ambulância. Estava em choque, mas recebeu alta do hospital após três horas.

Em suma, muitas vezes temos de dar mais atenção ao que temos “à mão”. Assistentes virtuais, smartwatches e outros dispositivos que usamos permanentemente, podem ser uma ajuda indispensável.

 

Exit mobile version