Quem segue de perto o mundo da tecnologia, nomeadamente o universo dos smartphones, já se deu conta dos conflitos e controvérsias existentes à volta das várias marcas e empresas, sobretudo devido à questão de patentes. Dentro deste panorâma, os nomes mais sonantes são a Samsung e a Apple que constantemente entram em guerra devido às supostas parecenças entre os produtos de ambas as marcas, nomeadamente o modelo Samsung Galaxy e o iPhone.
Assim, e durante mais um processo de patentes, os advogados da marca sul-coreana Samsung referiram que o smartphone da Apple foi uma inspiração.
Esta semana foi marcada pelo início daquele que é o julgamento de patentes do século, uma vez que leva a tribunal duas das mais poderosas marcas de tecnologia do mundo: Samsung e Apple. Este julgamento tem como objectivo determinar se realmente a empresa sul-coreana copiou ou não o smartphone da marca de Cupertino, o iPhone.
Mas este processo ficou marcado por uma afirmação dos advogados da Samsung, onde referem que “O iPhone era um produto inspirador para todos nós”, e ainda acrescentam que “ser inspirado num produto é competição, não é copiar”. Estas declarações foram proferidas na terça-feira num tribunal federal de San Jose, na Califórnia.
Já anteriormente, o advogado da Apple Harold McElhinny, havia defendido que os movimentos para a tela sensível ao toque da Samsung, muito semelhantes ao estilo iPhone, não era de todo coincidência, e afirmou que “Sempre que um cliente vê um dispositivo electrónico com estas características, pensa que está perante um produto da Apple”.
Os advogados da Apple também afirmam que os próprios documentos internos da Samsung deveriam dar a entender que propósito seguiria para os ecrãs tácteis. No entanto a Samsung defende-se dizendo que esse aspecto não seria suficiente para provar a violação de patentes da Apple, uma vez que a própria Apple também se inspirou nas decisões de design da japonesa Sony.
As acusações e defesas devem continuar a ser uma constante neste tão falado processo, até que o júri chegue a alguma conclusão sobre este assunto.
As duas gigantes da tecnologia continuam, assim, neste guerra para determinar quais as patentes mais evidentes e que possam ter sido alvo de violação pela sua concorrente. No entanto a Apple já referiu que pretende receber da Samsung 2,5 mil milhões seja qual for a resolução do caso.
Qual a sua opinião desta, já conhecida por ‘Guerra de Patentes’? São justificadas as acusações de ambas as partes?