Por Bruno Rodrigues para o Pplware.com
Desde 2012 que existe uma relação entre a Apple e um dos materiais mais resistentes do mundo, a Safira. Muitos apontaram que iria ser utilizada no visor dos novos dispositivos da marca, mas, no entanto, apenas ficou restrito à utilização do novo Touch ID e à parte da lente da câmara traseira.
Um ano depois, este material volta a dar que falar e em grande, já que está a ser tudo preparado para que comece a ser utilizado já este ano, nos novos dispositivos secretos que a Apple está a preparar.
Na MWC de 2013, a empresa que está a desenvolver os displays com este material, GT Advanced Technologies, fez uma pequena demonstração do que este novo material irá trazer em vantagem ao actual Gorilla Glass, convidando os presentes a passar com pedras sobre o display, demonstrando assim que quase nenhuns riscos ficaram visíveis.
Muitos testes já foram aplicados mesmo por alguns consumidores que testaram a qualidade do material, como, por exemplo, o vídeo apresentado de seguida:
Em janeiro de 2014, a Apple obteve aprovação de uma patente, pelos Estado Unidos, para poder ser realizada a adaptação deste material aos displays de futuros iPhones. Para dar mais credibilidade à questão, Tim Cook, uns dias antes numa entrevista, confirmou que a Apple possui uma fábrica de produção de displays com safira no Arizona, EUA.
Com os rumores a surgirem diariamente, como a futura câmara do iPhone já falada aqui, mostram que a probabilidade de que os novos iPhones possuam estes novos displays são realmente altas, sendo que diversos analistas já receberam informações de que a Apple possui material para construir uma enorme quantidade de aparelhos com este novo material, como é o caso da empresa que referimos a cima, a GT Advanced Technologies apresentava no seu stock uma grande quantidade de cristais Safira para produzir cerca de 200 milhões de displays Safira.
Esta empresa, parece já possuir inúmeras fornalhas para acelerar o processo de fabricação e ainda mais estão a caminho para serem montadas, o que seriam suficientes para equipar a próxima geração de smartphones da empresa de Cupertino.
É de referir também que, depois de analisado a quantidade de aparelhos que vão ser fabricados com este novo material, concluíram que vão ser fabricados displays superiores a 4,8 polegadas, aumentando assim as expectativas que o próximo iPhone nos traga um visor mais amplo, com quase uma polegada a mais comparativamente às versões actuais do aparelho. Basta agora esperar para vermos o que a Apple novamente prepara.