Pplware

Rússia exige que a Apple dê acesso ao código fonte

Segundo reporta a Reuters, o governo russo solicitou à Apple o acesso ao código fonte do iOS e do OS X para ter a certeza que os dispositivos móveis e Macs não são usados para espiar a nação russa.

A informação dá conta de que esta solicitação chegou no início do mês quando um executivo da Apple se encontrou com o Ministro das Comunicações da Rússia, Nikolai Nikiforov.

O sinal de que duas empresas tecnológicas de topo divulgam alguns dos seus segredos mais sensíveis chegou na altura em que os EUA e a Europa debatem as suas mais severas sanções de sempre contra a Rússia devido à sua posição na Ucrânia.

A proposta da Rússia foi ouvida na última semana quando o Ministro das Comunicações Nikolai Nikiforov e um director de gestão da empresa SAP, Vyacheslav Orekhov, reuniram com um gestor da Apple, Peter Engrob Nielsen.

Tal como referido no relatório, há uma boa e longa relação com a Microsoft relativamente a pedidos governamentais oficiais, onde essa empresa disponibiliza o código-fonte a terceiros ligados ao governo russo que por sua vez fazem chegar informações ao ministério de comunicação desse país.

A Reuters informou que o pedido para aceder ao código-fonte foi também enviado para a produtora de software SAP: “Foi dito que a proposta foi concebida para assegurar os direitos dos consumidores e das empresas relativamente à privacidade e aos seus dados pessoais, bem como para os interesses de segurança do estado”.

A Apple ainda não se pronunciou sobre este assunto.

Via

Exit mobile version