Vem aí o iOS 15. A Apple, no próximo dia 7 deste mês, segunda-feira, irá apresentar o seu evento dedicado ao software e aos seu vasto leque de programadores. O WWDC21 será igualmente palco da apresentação dos sistemas operativos da empresa. A estrela da companhia, o iOS 15, será revelado.
Como todos os anos acontece, alguns dispositivos mais antigos perdem compatibilidade. Os rumores mostram a lista de iPhones que vão receber o novo iOS.
Quem cai aos pés do iOS 15?
A Apple anunciará o novo sistema operativo iOS 15 na WWDC 2021 no início da próxima semana. Espera-se que a próxima versão principal do iOS traga algumas melhorias importantes para as apps Safari, Mensagens e Saúde.
A empresa de Cupertino também deve lançar uma experiência redesenhada na Central de Controlo. Estas novidades poderão, como é normal, deixar alguns iPhones lentos e sem uma boa qualidade de usabilidade.
Assim, o iOS 15 provavelmente deixará de oferecer suporte a alguns destes dispositivos.
iOS 14 abriu uma exceção
Conforme é sabido, o iOS 14 foi uma atualização importante, mas a Apple não abandonou o suporte para nenhum iPhone antigo. Para iOS 15, dificilmente a empresa segurará os mesmos iPhones.
Vários rumores sugerem que a Apple vai abandonar o suporte para alguns dos seus iPhones mais antigos, ou seja, o iPhone 6S e o iPhone 6S Plus.
A empresa lançou estes iPhones em 2015, então, quando o iOS 15 for lançado, estes dispositivos, a serem atualizados, receberiam atualizações durante 6 anos.
Estes dispositivos possuem um chip A9, que equipa igualmente o iPhone SE de primeira geração. Um SoC que já estará aquém das exigências do moderno iOS.
Então que iPhones terão suporte?
Abaixo está a lista que os rumores apontam como aptos a receber o iOS 15:
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12
- iPhone 12 mini
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11
- iPhone SE 2020
- iPhone XS Max
- iPhone XS
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8 Plus
- iPhone 8
- iPhone 7 Plus
- iPhone 7
Mesmo que a Apple acabe por deixar cair o suporte para a série do iPhone 6s e o iPhone SE original, a empresa ainda oferecerá suporte a um grande leque de iPhones com iOS 15.
Os iPhones também continuam a ter suporte por um período extremamente longo, o que nenhum outro smartphone Android consegue ombrear.
E no que toca ao iPad?
No que toca ao iPad, espera-se que a Apple deixe de oferecer suporte ao iPad Air 2 no novo iPadOS 15.
O dispositivo é alimentado por um chip A8X e foi lançado em 2014, seguramente já não terá condições de receber o mais moderno sistema operativo para tablets.