Uma das diferenças que tenho notado nesta mudança do Windows para macOS é o facto do sistema da Apple ter várias ferramentas nativas que simplificam a vida de qualquer utilizador. Além disso, desta forma também não é preciso sobrecarregar o sistema com aplicações de terceiros.
Hoje vamos mostrar um conjunto de ferramentas fantásticas que o macOS disponibiliza e que permitem ver várias informações e analisar as redes wireless.
O macOS disponibiliza uma função designada de “Diagnóstico da Rede sem Fio” que permite analisar rede Wi-Fi e obter várias informações. Esta função analisaremos num próximo artigo porque hoje vamos conhecer as ferramentas adicionais que são disponibilizadas pela mesma.
Como abrir o Diagnóstico da Rede sem Fio?
O Diagnóstico da Rede sem Fio é uma função que está “escondida”. Para lhe aceder deverá carregar na tecla alt e depois, com o rato carregar no ícone da rede
Depois disso basta aceder ao Menu Janela, onde são disponibilizadas vários utilitários para analisar e saber mais informações sobre as redes Wi-Fi.
Informação
Dentro de Informação são disponibilizados vários dados sobre a rede onde estamos ligados. Nome da rede, qualidade do sinal, força do sinal actual – RSSI (Received Signal Strength Indication), Ruído, Banda do canal, largura do canal, etc.
Registos
A opção Registos ativa o registo em background do Wi-Fi e de outros componentes do sistema. O resultado é guardado num ficheiro .log. O registo continua mesmo quando fecha a app ou reinicia o Mac, por isso lembre-se de desativar o registo quando terminar.
Dentro do ficheiro de log é possível ver todo o que acontece ao nível da interface Wi-Fi.
Pesquisar
A opção Pesquisar, tal como o nome sugere, permite encontrar redes Wi-Fi. Nesta interface é possível saber quantas redes operam na gama dos 2,4 Ghz e nos 5Ghz. É ainda possível saber os Mac Address dos routers, RSSI e protocolo usado.
Desempenho
A opção Desempenho apresenta três gráficos em tempo real onde é representado o desempenho da ligação Wi-Fi:
- Velocidade: apresenta a velocidade de transmissão ao longo do tempo em Mbps;
- Qualidade: apresenta a relação sinal/ruído ao longo do tempo. Quando a qualidade de sinal é demasiado baixa, o dispositivo desassocia-se do router Wi-Fi.
- Sinal: apresenta a força do sinal (RSSI) e as medições de ruído ao longo do tempo.
Analisador
A opção Analisador captura informações sobre o tráfego da interface Wi-Fi, o que pode ser útil para diagnosticar algum tipo de problema. A informação é guardada num ficheiro .wcap normalmente em /var/tmp.
Monitor
Por fim, a opção Monitor é semelhante ao utilitário Desempenho, mas apresenta uma janela mais pequena que inclui um gráfico com o sinal (RSSI) e as medições de ruído ao longo do tempo, e um outro gráfico com a velocidade de transmissão ao longo do tempo.
E são estas algumas das ferramentas que o sistema da Apple disponibiliza nativamente. Com esta informação podemos melhorar o nosso acesso à rede tanto ao nível da velocidade como da estabilidade.
É utilizador do Windows? Que ferramentas usa para avaliar a rede wireless?