Pplware

Profissionais de IT trocam cada vez mais os PCs por Macs

Há quem tenha a ideia que no mundo empresarial os profissionais usam PCs com Windows até porque existem todas as ferramentas que necessitam. Sim, era verdade há uns anos mas o cenário tem vindo a mudar.

De acordo com um estudo recente da JAMF Software, muitos dos profissionais da área do IT/executivos têm vindo a adoptar Macs como máquina de trabalho.

Num estudo realizado em Setembro de 2015, que envolveu 500 profissionais da área do IT espalhados por todo o mundo, 68% dos entrevistados referiu usar macOS na sua empresa. 46% dizem usar iPhone e 36% têm iPad.

 

Mac vs PC vs Chromebook vs Linux

A Apple continua a sua estratégia com o objectivo de dominar o segmento empresarial e este ano as parcerias empresariais foram prova de conceito.

À medida que as organizações descobrem as capacidades e benefícios do MAC, o ecossistema da Apple torna-se cada vez mais apelativo, ultrapassando mesmo o uso de PCs.

 

Tablets

No campo dos tablets, o iPad é sem dúvida o mais popular com 81%. Seguem-se os tablets com Windows, com 46%, seguidos dos tablets Android com 35%.

 

Smartphones

No segmento dos smartphones, o iPhone também lidera com 84%. Seguem os smartphones Android com 64% e os smartphones Windows com 35%.

Quando questionados sobre o facto dos Macs substituírem os PCs no segmento empresarial, 67% dos profissionais do IT responderam que os Macs irão ser a principal escolha nos próximos anos. 75% dos entrevistados dizem que o Mac é mais seguro do que qualquer outro sistema.

While a lot of the attention of Apple’s success has been on its iOS devices, the survey results also show that Mac will continue to replace the PC at an unprecedented rate because it empowers users to be creative, productive, and happier in their jobs

Dean Hager, CEO of JAMF Software

 Não esquecer também as plataformas de virtualização como por exemplo o VMWare Fusion ou o Paralles Desktop que permitem aos utilizadores terem sistemas Windows nos próprios Macs. Além disso o próprio OS X traz nativamente o Boot Camp para os utilizadores instalarem o Windows e correrem com todas as capacidades.

 

Popularidade do Mac no mundo empresarial. Quais as razões?

Relativamente às razões que levam os utilizadores a adoptar o Mac (OSX):

 

Em resumo…

O estudo conclui que é claro o domínio da Apple no segmento empresarial. Embora a escolha de ter um equipamento Apple seja essencialmente do próprio profissional, que está habituado à plataforma, há outros factores que levam a escolher um Mac em detrimento de um PC como por exemplo a manutenção (um “sentimento” já apresentado pela IBM) e a segurança.

Exit mobile version